Juiz de Fora – A sétima e penúltima etapa do Campeonato Brasileiro de Motocross, disputada neste domingo no Racing Park Brasil, em Juiz de Fora (MG), definiu os campeões por antecipação nas categorias 250cc, com o mineiro Jorge Balbi Junior, e os catarinenses Milton Becker (125cc) e Anderson Cidade, na 60 cilindradas. A categoria 80 é a única que vai decidir o título na última etapa da temporada 2003, em Jundiaí (SP), nos dias 13 e 14 de setembro. Cássio Garcia já havia conquistado o primeiro lugar na Open ainda no final de julho, na sexta etapa do campeonato, em Cianorte (PR).
Na 250, Balbi Junior confirmou o favoritismo e fez uma corrida bastante disputada com Roosevelt de Freitas, que estava determinado a estragar a festa do concorrente, tanto é que chegou a assumir a ponta no meio da corrida. Mas Balbi continuou acelerando mais forte e recuperou a primeira colocação e recebeu a bandeirada final em primeiro. Após a corrida, a mais esperada pelas milhares de pessoas que lotaram o Racing Park Brasil, Balbi comemorou muito. Depois de saudar a platéia com um salto espetacular, ele foi à procura do pai, o ex-piloto Jorge Balbi, para abraçá-lo. Ali mesmo ele aproveitou para colar na camisa a inscrição de “campeão”. “No início da corrida eu estava preocupado com o resultado final do campeonato e não com a prova. Por isso perdi um pouco da concentração e o Roosevelt me passou, mas eu consegui colocar a cabeça no lugar e recuperei a posição. Esse título eu dedico principalmente à minha família”, agradeceu Balbi.
Milton Becker conquistou o título antecipado na 125 cilindradas, categoria pelo qual ele voltou na temporada 2003. “Tomei todo o cuidado na largada porque eu não queria arriscar, mas num dos primeiros obstáculos um piloto caiu na minha frente e não tive como evitar: também sofri uma queda. E quando fui me levantar, um outro competidor que vinha atrás bateu em mim. Naquele momento perdi muito tempo para voltar a prova”, contou Becker, que naquele momento caiu para a última posição. “Fiz uma prova de recuperação e quando ultrapassei o Rafael Zenni, que também corria atrás do título, percebi que o campeonato estava nas mãos”, disse o campeão. Milton terminou a corrida em segundo lugar.
O título na 60 cilindradas também foi definido na etapa de Juiz de Fora. O catarinense Anderson Cidade venceu a corrida de domingo à frente de Thales Villardi, o segundo colocado, e Lucas Cattoni, o terceiro. “Treinei muito para conquistar a vitória e nem tenho palavras para descrever esta emoção”, afirmou o catarinense de São José, na grande Florianópolis. “No ano que vem estarei correndo na categoria 80 cilindradas”, adiantou o jovem campeão.
A categoria 80 cilindradas é a única que terá o título definido somente na última etapa, em Jundiaí. Marcello Ferreira de Lima e Cristopher Castro fizeram um duelo emocionante e o público chegou a se levantar nas arquibancadas para acompanhar a disputa. Mas no final quem fez a diferença foi Marcello, que cruzou a linha de chegada em primeiro, seguido por Castro. Marcello está na vantagem para a última etapa e pode chegar até em sétimo lugar para colocar as mãos no título.
O piloto paulista Ricardo Raspa conquistou o vice-campeonato na categoria Open, que está sendo disputado neste domingo no Racing Park Brasil, em Juiz de Fora (MG). Cássio Garcia, também de Honda, já havia garantido o título na sexta etapa, realizada no final de julho na cidade de Cianorte (PR). A corrida, a primeira das cinco baterias, foi emocionante. Cássio, confirmando o favoritismo, assumiu a ponta longo após a largada, mas chegou a ser ultrapassado por Raspa. “A minha equipe me avisou que o Raspa estava chegando, mas não imaginava que ele corria tão perto. Quando percebi ele me passou”, contou Cássio. Já Ricardo Raspa acredita que faltou concentração para manter a ponta. “Logo depois da ultrapassagem ele me alcançou”, lamentou Ricardo.
Raspa agora está de olho na última prova do Campeonato, que será realizada em Jundiaí nos dias 13 e 14 de setembro. “Vou treinar mais para estar bem preparado e tentar acabar com a hegemonia do Cássio”, prometeu o vice-campeão. “Meu objetivo é vencer a última etapa da temporada”, disse. Das sete corridas disputadas neste ano, Garcia venceu todas. No ano passado ele quase conseguiu a invencibilidade, mas ele contraiu dengue e não pôde correr a última prova em 2002.
Open
1) Cássio Garcia (Honda/Mobil/ASW/Scott/Pirelli)
2) Ricardo Raspa (Honda/Mobil/Pirelli/Fox)
3) Antonio Miranda (Recreio Volkswagen)
60cc
1) Anderson Cidade (Acerbis/Motoshop/Expresso Joaçaba)
2) Thales Villardi (Kids/Dunas Race/ASW/Motul)
3) Lucas Cattoni (Oceano/ASW/Riffel/MRPro)
80cc
1) Marcello Ferreira Lima (Vaz/Yamaha/Kaerre/Scott/Q8)
2) Cristopher Castro (Honda/Kaerre/Riffel/Expresso Joaçaba)
3) Wellington Garcia (New Trips/ASW)
125cc
1) Renan Perini (Honda/Acerbis/Motul/RS Racing)
2) Milton Becker (Riffel/MRPro/HFR/ASW/Oceano)
3) Leandro Nunes da Silva (Tork/Karecas/Mitas Pneus/Fox)
250cc
1) Jorge Balbi Junior (Honda/Mobil/Recreio Volkswagen/ASW)
2) Roosevelt de Freitas (Honda/Mobil/Scott/WV)
3) João Paulo da Silva (PMX/Laguna Motos/Riffel)
Site oficial CBM: www.cbm.esp.br
O Campeonato Brasileiro de Motocross tem patrocínio da Honda, Mobil e Dunas Race. Co-patrocínio da Yamaha, Pirelli e Riffel.
Ricardo Ribeiro/Idário Araújo
VipComm Assessoria de Imprensa
CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo
Celulares: (11) 9917-0056/(11) 9991-1055
Site na internet: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Idário Araújo/VipComm
Last modified: agosto 17, 2003