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Brasil recebe o Six Days, a olimpíada do Motociclismo

Redação Webventure/ Parceiros

A competição mais tradicional do mundo chega pela primeira vez à América do Sul trazendo 500 pilotos de mais de 30 países para Fortaleza em novembro

Belo Horizonte (MG) – O International Six Days Enduro (ISDE), uma das maiores provas do motociclismo off road mundial, será disputado pela primeira vez no Brasil, de 3 a 8 de novembro de 2003, em Fortaleza. Durante seis dias cerca de 500 pilotos de mais de 30 países enfrentarão as areias e trilhas na região de Porto das Dunas, na capital do Ceará. O ISDE acontece há 78 anos e é considerado a “olimpíada das motos” devido ao grande número de países envolvidos. Já confirmaram presença equipes da Alemanha, Argentina, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Itália e Japão, entre outras.

O Six Days pode ser disputado em quatro categorias: a Troféu, que conta com seis pilotos de ponta, e a Troféu Junior, para equipes de no mínimo três competidores de até 23 anos de idade, têm os nomes escolhidos por seletivas organizadas pelas confederações dos países; a Clube aceita inscrições de grupos compostos por três pilotos associados a um clube ou federação, e a categoria Individual. O Six Days premia as melhores seleções mundiais, como numa olimpíada. A equipe da Finlândia, uma das favoritas ao título, venceu em 2002 na cidade de Jablònec Nad Nisou, na República Checa.

Apesar de ser sede do evento, o Brasil não é considerado favorito porque ainda está longe do nível técnico das grandes potências do esporte. A expectativa é que tanto a equipe principal quanto a Junior terminem a competição entre as 10 melhores, o que pode ser considerado um ótimo resultado. “Participar de uma competição onde correm os melhores do mundo é motivo de orgulho. Em qualquer continente o piloto que carrega uma medalha deste evento é muito respeitado”, acredita Bernardo Magalhães, o “Bê”, brasileiro que já ganhou medalhas no Six Days e é responsável pela seletiva que irá definir os pilotos representantes do Brasil.

Prestígio no exterior – Para trazer o ISDE ao país, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), entidade máxima que rege as regras das competições em duas rodas no país, investiu cerca de US$ 1,5 milhão nos últimos quatro anos, já que para tentar ser sede do evento o país precisou participar com uma seleção principal por três edições seguidas. O Brasil marcou presença na Espanha, França e República Checa, os três últimos países-sede. Antes, em 94, já havia corrido nos Estados Unidos.

A vinda do Six Days para a América Latina é um marco no motociclismo mundial, já que a prova foi realizada apenas três vezes fora da Europa (uma nos EUA e duas na Austrália). “Não tem mais lugar na Europa para a prática do off road. Hoje existem duas boas opções no mundo: África e América do Sul. Mas aqui o nosso poder de consumo é bem maior que o dos africanos”,afirmou Lincoln Duarte, presidente da CBM e vice-presidente da FIM(Federação Internacional de Motociclismo). “Mais cedo ou mais tarde as fábricas de moto e equipamentos terão que investir no Brasil. E espero que o Six Days contribua para isso”, acredita.

O Brasil está preparado para receber uma prova deste porte. Afinal,o país tem know how suficiente na organização de outras importantes competições. “Nós fomos o primeiro lugar fora da Europa a sediar uma etapa do mundial de enduro e fazemos toda a parte técnica do MotoGP, o mundial de motovelocidade. Anos atrás organizamos provas do mundial de motocross e de supercross, e todas receberam elogios. Temos experiência suficiente para sediar a olimpíada do motociclismo”, garantiu Lincoln Duarte.

Já confirmaram presença no ISDE em Fortaleza a Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, El Salvador, Equador,Eslováquia, Espanha, EUA, Finlândia, França, Grã Bretanha, Holanda, Itália,Irlanda, Japão, México, Noruega, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia,Suíça e Venezuela.

História – Desde a primeira edição, em 1913, na Inglaterra, o Six Days só parou durante as duas grandes guerras mundiais. Isto transformou o evento na prova mais tradicional disputada com motos. Antes da Primeira Guerra eram comuns as provas de trial, modalidade onde o principal objetivo é superar obstáculos em baixa velocidade. Duas delas eram clássicas por terem a duração de seis dias: o Scottish Six Days Trial, criado em 1911 e disputado até hoje na Escócia, e o English Six Days Trial, que deu origem ao enduro e foi realizado pela primeira vez em 1913.

Ainda naquela época, o English começou a suprimir os trechos de dificuldade e a valorizar as estradas de velocidade. Assim surgiu uma nova modalidade, o enduro inglês, que se popularizou e começou a ser disputado em outros países, abandonando o nome “English” e passando a se chamar International Six Days Trial (ISDT), que originou o atual Internacional Six Days Enduro. Todo ano a média é de 36 países participantes.

Serviço – A inscrição para o Six Days custa US$ 500,00 e pode ser feita na CBM(Confederação Brasileira de Motociclismo) com Magna Santana. Mais informações pelo telefone (31) 3292-5522 ou pelo e-mail cbm@cbm.esp.br

O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM.

Fabiano Godoy/Ricardo Ribeiro
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Este texto foi escrito por: Fabiano Godoy

Last modified: agosto 19, 2003

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