Com o prestígio de um hexacampeão brasileiro, Betinho Schmitz foi a maior decepção do país no Campeonato Mundial de Asa-delta, que terminou no último sábado (30/08), em Brasília. Ele terminou na quinta colocação no individual, e foi apenas o segundo melhor brasileiro na competição.
Betinho chegou a ocupar a primeira posição no terceiro dia de prova, mas foi ultrapassado em provas seguintes pelos austríacos Manfred Rhummer e Robert Reinsinger, que terminaram como campeão e vice, respectivamente.
Neste momento, ele arriscou uma estratégia ousada. Meus dois maiores adversários tinham equipamentos superiores e, como para mim só interessava a vitória, tracei um plano de ataque aos primeiros colocados, revelou Betinho Schmitz.
O piloto escolheu caminhos diferentes durante os vôos, com o objetivo de chegar no final das provas longe dos austríacos. Tomei a decisão de voar mais agressivo e sozinho, mesmo sabendo que estaria correndo riscos de errar e perder minha posição na competição, disse.
Errei somente uma vez em um momento que fiquei muito baixo e fui obrigado a pousar no meio da prova, perdendo muitos pontos e caindo para a sexta colocação, completou. Betinho acabou vencendo a última prova do Mundial e terminou sua participação na 5ª posição, a 27 pontos do terceiro colocado em um total de 9800 pontos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: setembro 2, 2003