Foto: Pixabay

Schlesser está na frente no Por Las Pampas

Redação Webventure/ Offroad

A bordo do Mitsubishi Strakar  Carlos Souza/Henri Magne são os atuais líderes do Mundial cross-country. (foto: Divulgação Por las Pampas Rally)
A bordo do Mitsubishi Strakar Carlos Souza/Henri Magne são os atuais líderes do Mundial cross-country. (foto: Divulgação Por las Pampas Rally)

A argentina está recebe até esta sexta-feira (05/09) a sétima etapa do Mundial de rali cross-country. Entre os 22 veículos participantes, a maioria sul-americanos, estão duas das maiores feras do mundo: o francês Jean-Louis Schlesser e o português Carlos Souza. Até a terceira etapa do Rally Por Las Pampas, que se desenvolve na região de Córdoba, Schlesser lidera com apenas 1min20 de vantagem sobre Souza.

O francês, que tem o compatriota Jean Marie Lurquin como navegador, está a bordo do seu buggie Schlesser Ford. Souza, que faz dupla com o francês Henri Magne, conduz um Mitsubishi L200 Strakar e está na liderança do Mundial. A dupla faz sua estréia na prova Argentina, enquanto Schlesser busca a terceira vitória consecutiva.

Polêmica – Os ânimos estão acirrados entre os dois pilotos. Ontem, ao final da terceira etapa, Souza, o mais rápido no dia, reclamou do comportamento de Schlesser. “Quando estávamos lado a lado, ele mudou de direção e os nossos carros se tocaram. O que me irritou foi o que aconteceu depois. Ele diminuía várias vezes para que eu o alcançasse e depois acelerava, jogando pedras no meu pára-brisa, para quebrá-lo”, descreveu o português. “Um comportamento desses é inaceitável. No cross-country você tem que deixar passar mesmo quem estiver com dois minutos de vantagem sobre você se ele estiver indo mais rápido. Se você bloqueia o caminho, impede o outro de aumentar a vantagem. Minha equipe e eu vamos discutir que atitude devemos tomar”.

Schlesser negou: “Ele (Souza) nunca esteve ao meu lado, só chegou perto nos quilômetros finais. A visibilidade estava ruim, o que me fez sair da pista. Estávamos atrás de uma moto e eu não consegui enxergar uma curva fechada, então saí da pista e bati a parte de baixo do carro em umas pedras grandes. O pára-brisa também foi quebrado quando batemos num galho.”, narrou o francês. “Souza não tem do que me acusar. Fiquei na frente dele porque ele nunca conseguiu me alcançar.”

Motos – O Por Las Pampas também é aberto às motos e nessa categoria a liderança até agora é do argentino Marcelo Mitti, campeão em 1999 e que já soma mais de duas horas à frente de Santiago Larroquete, também da Argentina, no tempo acumulado.

Amanhã, no último dia de rali, os competidores vão retornar a Córdoba utilizando um percurso diferente da primeira etapa, saindo de San Luis e encarando os últimos e complicados 226 km até a rampa de chegada, instalada em Santa Rosa de Calamuchita.

Por Las Pampas Rally
Veja os que os competidores já enfrentaram e o que resta pela frente.

(etapa/especial/total)
Etapa 1- 215,21 km – 312,98 km
Etapa 2- 461,18 km – 490,09 km
Etapa 3- 424,89 km – 484,03 km
Etapa 4- 470,53 km – 463 km aprox.
Etapa 5- 226,15 km – 350 km aprox.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 4, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure