Foto: Pixabay

Federações de montanhismo atuam em Parques

Redação Webventure/ Aventura brasil, Destino Aventura, Montanhismo

Vista do Parque Nacional do Itatiaia. (foto: Gustavo Mansur)
Vista do Parque Nacional do Itatiaia. (foto: Gustavo Mansur)

As federações de montanhismo de São Paulo e Rio de Janeiro estão atuando junto a dois dos mais famosos Parques Nacionais: o Itatiaia (SP/RJ) e o Serra dos Órgãos (RJ). Na última semana de agosto, as duas instituições assinaram no Parna Itatiaia o Termo de Cooperação técnica entre as duas federações e o Parque/IBAMA.

“Em breve divulgaremos o teor desse documento. Posso adiantar que as federações estão aos poucos conquistando algum espaço junto à administração dos Parques e ao IBAMA na posição de ‘gente que conhece o assunto montanhismo e escalada’, ou seja, é como se fossemos consultores no assunto, que às vezes são consultados, outras vezes não”, diz o presidente da FEMESP (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo), Silvério Nery.

Objetivos – Entre os objetivos dessa cooperação no Itatiaia estão a implementação de uma nova área de camping e o oferecimento de cursos básicos de montanhismo a funcionários do Parque. A FEMERJ (Federação de Esportes de Montanha do Estado do Rio de Janeiro) acrescenta: “A idéia é conseguir junto ao parque soluções para a situação caótica do acampamento e colaborar com a preservação das montanhas do Maciço do Itatiaia permitindo também o acesso responsável a elas”. E a entidade avisa que, como parte do acordo das federações com o Parque Nacional do Itatiaia, já está em vigor o acesso ao Abrigo Rebouças por parte de excursões dos clubes federados.

Órgãos – A FEMERJ divulgou também novas regras para acesso às trilhas de montanha do PNSO, válidas a partir de 18 de julho, com o objetivo de implementar um programa de mínimo impacto e garantir mais segurança e bem-estar ao público.

Entre as medidas está a limitação do número de visitantes: 100 pessoas pela entrada pelo Bonfim, que permanecerão na trilha durante o dia, e mais 100 pessoas para o pernoite; os mesmos números valem para a entrada no Parque por Teresópolis. O horário de visita também ficou mais restrito: das 6 às 18 horas. Serão vendidos ingressos antecipados.

Acampamento – Haverá revista de mochilas nas entradas do Parque. Não serão tolerados facões, aparelhos de som, armas de fogos e qualquer espécie de bebida alcoólica. Os acampamentos só poderão ser feitos em lugares apropriados e todo o lixo produzido deve ser trazido de volta.

Qualquer conquista e/ou manutenção de uma via de escalada ou trilha deverá ser autorizada pelo Parque, sob a supervisão do corpo técnico da FEMERJ. E continua sendo proibido o uso de atalhos. A FEMERJ também orienta os visitantes que sempre caminhem nesses locais com guias experientes e credenciados por ela.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: setembro 5, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure