Em Recife antigo Pernambuco. Lente: 28mm. Com flash de preenchimento. (foto: Fernanda Preto)
Fotografar pessoas não é uma tarefa muito fácil para alguns, pois é preciso se envolver com os fotografados, e muitas vezes receber alguns nãos como resposta não é a melhor coisa. É preciso se soltar e se deixar se levar pelas situações… Lembrando que um sorriso é sempre bem recebido!
Existem alguns fatores a serem considerados para fotografar pessoas:
Lugar
A primeira coisa a fazer é achar um lugar. Escolha um lugar com um fundo simples e neutro. Árvores, grama, rio, mar funcionam muito bem. Para peles escuras procure por um fundo que tenha tons similares. Para manter a iluminação correta faça a fotometria no rosto da pessoa. Minimize as texturas, formas e cores. Mantenha o fundo simples, ou inclua uma paisagem relevante.
Luz
Procure fotografar com o sol atrás de você e de um lado. Se for muito claro, coloque a pessoa na sombra, a luz dura direto no rosto, deixa o rosto claro demais. Se ficar escuro na sombra, use o flash de preenchimento para clarear um pouco.
A melhor hora é o fim de tarde, hora mágica, pois dá um brilho dourado no assunto a ser fotografado. Em outros horários você pode usar o filtro WarmUp para simular este tom dourado.
Você também pode usar um refletor dourado ou um cartão branco para rebater as áreas de luz mais dura. Ocasionalmente, quando o sol brilha atrás do assunto, a imagem fica muito boa, pois está luz dá ao assunto uma luz que envolve todo o corpo, dando mais forma, destacando o assunto do fundo.
Se estiver fotografando em ambientes internos, você pode usar filmes mais sensíveis à luz como ISO 400, 800, 1600 ou rebater a luz do flash no teto ou parede para parecer mais natural. Uma boa dica é usar o cabo para o flash, pois assim você pode posicionar a luz onde achar melhor.
Lentes
Use uma teleobjetiva 135mm ou uma lente similar para uma boa perspectiva. Use a maior abertura (f/2.8, f/4) para desfocar o fundo e destacar o rosto. Se o fundo for importante, use uma pequena abertura (f/22, f/16) para deixar tudo focado. Se estiver usando uma 35mm ou 50mm, você terá que se aproximar da pessoa para fotografá-la e obter um retrato. A vantagem é que terá fotos mais íntimas, pessoais, uma vez que teve um contato para fazer a foto.
Como se posicionar
Chegue perto. Não coloque o corpo todo na foto, de um zoom no rosto. Para close-ups corte o topo da cabeça e encha o quadro com o rosto. Fotografar pessoas na altura de seus olhos é uma boa dica. Se for com crianças, fique de joelhos.
Proporção
Tente deixar os olhos no centro da imagem, e não necessariamente a cabeça. Se a pessoa estiver olhando para o lado, deixe espaço para o mesmo lado. Se seu assunto estiver de lado e existir bastante contraste, você precisará controlar a fotometria. Para fazer isso, fotometre no rosto da pessoa e depois volte o enquadramento e fotografe.
Deixe seu assunto à vontade
Ao fotografar seus amigos e sua família, conte uma história engraçada. Com crianças, dê a eles coisas para brincarem. Para pessoas locais, faça perguntas sobre a região, seu trabalho, elogie suas roupas. As pessoas não gostam muito de esperar enquanto ajustamos a câmera, então é sempre bom planejar a foto e ajustar a câmera antes de pedir às pessoas para serem fotografadas.
Fotografias divertidas
Para deixar as imagens mais divertidas, pode-se usar uma lente grande-angular para distorcer o rosto, uma 20mm ou até uma lente olho de peixe. Fotografe com a câmera em -30 graus segurando o lado direito um pouco mais acima – parecendo que o fotógrafo foi pego de surpresa com a situação.
Ação
Se o assunto estiver em movimento, borre o fundo para dar maior ênfase à velocidade. Siga o assunto com a câmera e, usando uma velocidade de disparo de 1/60s, fotografe. Isto vai borrar o fundo e, se quiser, também o assunto, dependendo da velocidade que escolher. Usando o flash, você pode congelar o assunto em movimento ou uma velocidade de disparo 1/250s, 1/500s, 1/2000s.
Este texto foi escrito por: Fernanda Preto, especial para o Webventure
Last modified: setembro 5, 2003