Nós estamos bastante perto de Fortaleza, comparado a distância que percorremos desde o início da prova. Para alguns a vontade de chegar e cruzar a linha final é grande, já para outros o tempo parece ter passado rápido demais ou o percurso a cumprir é curto para uma mudança do resultado.
Após uma etapa que exigiu um pouco mais dos pilotos e das máquinas, só para ser mais claro, os competidores eram aguardados em Floriano às 17:00 horas, mas a maioria chegou depois das 22:00 horas e um grande número quase virou abóbora, chegando na madrugada do dia seguinte.
Este grupo que virou a noite na trilha agora só pensa naquilo: chegar em Fortaleza, receber a medalha, tomar um bom banho, curtir a festa e voltar para casa. Já escutei uma turma do sul e do sudeste dizer que está com saudades de dormir com cobertor. Um grupo mais afortunado, os líderes da prova, também estão pensando nisso, o Jean Azevedo, que faz parte da nossa equipe, liderando nas motos, o Edio e o Miltinho, que estão na nossa frente nos carros, e o André Azevedo e Robson Pereira, também da nossa equipe, líderes entre os caminhões.
Eu e meu navegador, Lourival Roldan, estamos no outro grupo. Lógico, devido a um problema com as rodas numa etapa. Perdemos um tempo considerável, que dia a dia estamos recuperando, mas falta muito pouco, para o que conseguimos descontar diariamente.
Então nós acabamos numa posição difícil, cada um desta caravana que nos encontra, lamenta nossa sorte. Acho que nós brasileiros não sabemos o que é ser o segundo, entre quase uma centena de carros que largaram. Mas esta é uma insatisfação sadia, que nos faz melhorar.
Quer saber mais histórias interessantes de rali? Então nos ajude a escrever a próxima coluna. Faça perguntas, envie sugestões e tire suas dúvidas. Mande um e-mail: parisdakar@parisdakar.com.br
Klever Kolberg, 40, piloto da Equipe Petrobras Lubrax, é bicampeão do Rally dos Sertões e disputa o Paris-Dakar há 16 anos.
A Equipe Petrobras tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Controlsat Monitoramento Via Satélite, Minoica Global Logistics, Mitsubishi Brabus, Planac Informática, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Vaz Sprockets Chains, Sadia, Dakar Promoções, Vista Criações Gráficas, Gas Gas do Brasil, Mercedes Benz Caminhões e Webventure.
Este texto foi escrito por: Klever Kolberg, da Equipe Petrobras Lubrax
Last modified: agosto 2, 2002