Neblina em trecho da trilha típico de Petrópolis. (foto: Sampa Bikers)
A cidade de Petrópolis (RJ) é um lugar privilegiado para a prática do mountain bike. Envolvido por montanhas, o lugar é um paraíso de trilhas e não foi à toa que lá se realizou a primeira prova do mountain bike nacional.
O roteiro de 18 km sai do Vale do Cuiabá, no distrito de Itaipava, a 25 quilômetros de centro de Itaipava, pela estrada velha Petrópolis-Teresópolis. A saída é bem em frente ao Bar das Perobas, zere o odômetro e siga as placas que indicam a Pousada Tankamana.
O início do passeio é uma leve subida que aos poucos vai ficando mais forte. Quanto mais subimos mais a paisagem de Mata Atlântica fica mais bela. Os contornos das montanhas revelam uma vegetação exuberante forçando a obrigatórias paradas para tirarmos fotos.
No km 5,60 passamos por um platô onde os praticantes de motocross se divertem fazendo suas manobras radicais. Cuidado, neste roteiro encotraremos muitas motos. A partir deste ponto a mata se fecha e a estrada aos poucos se transforma em um delicioso e técnico single-track, cuidado na descida.
O single track termina em um bambuzal, onde devemos continuar descendo e em seguida entrar a direita por outra trilha até encontrarmos uma porteira e subirmos em frente. Neste trecho não só a subida tira nosso fôlego, como o visual deste lindo vale na Serra dos Órgãos é deslumbrante. Lá de cima observamos uma estradinha lá em baixo que para nossa felicidade é onde estaremos passando.
O início da subida é radical, a descida íngreme e o terreno derrapante aumentam ainda mais a adrenalina. Na parte mais alucinante da descida é impossível soltar os freios, admire o visual a sua frente. Quase no final da descida, no km 9,85 cuidado com a curva fechada. A descida termina em frente a uma casa no km 10.
Seguindo em frente pedalamos por um trecho mais sossegado, com pequenas descidas se alternado com curtas subidas. Chegamos a uma bifurcação no 10,70. Seguindo em frente saímos na cidade de Teresópolis (opção 2 na planilha), aí a pedalada é mais longa. Subimos à direita até o km 13, onde encontramos de novo o caminho da vinda. A partir daí é só descida até o barzinho.
Como Chegar
De Itaipava siga em direção à estrada Petrópolis à Teresópolis. Do trevo da rodoviária são 7,5 km, até a entrada para estrada de acesso ao vale do Cuiabá. A entrada é antes da estrada mudar do asfalto para cimento. Dali são mais 7,4 km até o local de saída, no final da estrada à esquerda no ponto de ônibus em frente ao Mercearia e Bar das Perobas após a ponte Vale do Cuiabá.
Sugestões do autor:
Onde ficar
Pousada Tankamana – fone (24) 2222-9181
Dicas de Trilhas
Loja Montanha e Aventura Estrada União e Indústria, 10.883 Itaipava Petrópolis; fone (24) 2222-4549.
Este texto foi escrito por: Paulo de Tarso*
Last modified: outubro 23, 2003