Foto: Pixabay

Brasil sediará uma das maiores provas de moto do mundo

Redação Webventure/ Parceiros

International Six Days Enduro reunirá 400 pilotos de 33 países de 3 a 8 de novembro em Fortaleza

Entenda melhor o evento – A VipComm preparou um “manual” bem resumido sobre o Six Days (ISDE). Durante o evento a assessoria de imprensa vai distribuir releases, em inglês e português, terá geração de imagens via satélite gratuitas e fotos em alta resolução. O site oficial do Six Days é o www.isde2003.com. Caso queira algum material especial, favor entrar em contato conosco.

Six Days O Brasil vai sediar pela primeira vez a “copa do mundo” do motociclismo, o International Six Days Enduro (ISDE), uma das maiores provas do planeta. A competição será realizada em Fortaleza de 3 a 8 de novembro de 2003. Durante seis dias cerca de 400 pilotos de 33 países enfrentarão as areias e trilhas na região de Porto das Dunas, na capital do Ceará, num total de 1.386 quilômetros em seis dias de prova. O ISDE acontece há 78 anos e pela primeira vez é realizado em um país da América Latina. A prova só saiu três vezes da Europa (foi duas vezes para a Austrália e uma para os Estados Unidos).

O evento Toda a infra-estrutura do Six Days está sendo montada no resort Beach Park, onde irão funcionar a sala de imprensa, a secretaria de prova, estandes de patrocinadores, enfermaria, restaurante e os boxes das equipes. Na praia de Iracema organização está preparando a grande festa de abertura do evento entre os dias 31 de outubro e 2 de novembro com carnaval fora de época, desfiles e manifestações folclóricas, como o Maracatu, dança de origem africana, típica na região.

Brasil – A vinda do Six Days para a América Latina é um marco no motociclismo mundial. Para trazer o ISDE ao país, a Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), entidade máxima que rege as regras das competições em duas rodas no país, investiu cerca de US$ 500 mil nos últimos quatro anos, já que, para tentar ser sede do evento o país precisou participar com uma seleção principal por três edições seguidas. O Brasil marcou presença na Espanha, França e República Checa, os três últimos países-sede. Antes, em 94, já havia corrido nos Estados Unidos.

Categorias – O Six Days pode ser disputado em quatro categorias: a Troféu, que conta com seis pilotos de ponta selecionados pelos próprios países; a Troféu Júnior para pilotos de até 23 anos de idade; a Clube, categoria que aceita inscrições de grupos compostos por três pilotos associados a um clube ou federação, e a categoria individual. O Six Days premia as melhores seleções mundiais, como numa olimpíada. A equipe da Finlândia, uma das favoritas ao título, venceu em 2002 na cidade de Jablònec Nad Nisou, na República Checa.

A prova – Além da areia, o Six Days 2003, promete uma ‘viagem’ pelas principais dificuldades do Nordeste brasileiro. Passando pelo cerrado, vegetação típica de regiões secas e pelas armadilhas dos manguezais, os competidores estarão sempre acompanhados por pedras e erosões, atravessando, durante a maior parte da prova, leitos secos de rio que simbolizam a constante falta de água da região. Para completar o cenário, os pilotos passarão ainda pela Serra de Maranguape, um dos pontos mais difíceis da prova, com dois pontos de controle. Um no Museu da Cachaça, que conta a história do aguardente mais conhecido do mundo, e outro em Aquirás, a primeira capital do Ceará.

Turistas – Durante o Six Days são esperados dois mil turistas do exterior em Fortaleza. A TAM Viagens, umas das patrocinadoras do evento, colocou dois mil pacotes à venda. A maior delegação é a dos Estados Unidos, com 120 pessoas. 2.500 leitos estão reservados em 20 hotéis da cidade, além de 10 casas na região de Porto das Dunas, local onde vai funcionar a infra-estrutura do evento durante os seis dias de competição.

Pilotos brasileiros – Os nomes dos pilotos brasileiros que irão participar do Six Days já foram selecionados pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM). É a primeira vez que o Brasil participará da prova em duas categorias: Troféu Mundial e Troféu Mundial Júnior (veja relação abaixo).

Troféu Junior
Jorge Balbi Junior (Honda 450cc 4 Tempos), MG
Felipe Zanol (Husqvarna 250cc 2 Tempos), MG
Sérgio Klaumann (KTM 250cc 2 Tempos), SC
Diego Moraes (Gas Gas 125 2 Tempos), DF

Troféu Mundial
Bernardo Magalhães (KTM 250cc 2 Tempos), MG
Luís Felipe Braga (KTM 250cc 2 Tempos), MG
Nielsen Bueno (KTM 450cc 4 Tempos), SP
Márcio Rogério Nascimento (KTM 450 4 Tempos), SP
Stênio Peçanha (KTM 450 4 Tempos), SP
Alexandre Fernandes (KTM 250 4 Tempos), SP

O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda e Husqvarna.

Claudia David/Ricardo Ribeiro/Ana Carolina Vieira
VipComm – Assessoria de Imprensa
CBM – Confederação Brasileira de Motociclismo
Pabx: (11) 3865-5741 / 9917-0056
Site: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br

Este texto foi escrito por: Cláudia David

Last modified: outubro 20, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure