Uma prova ecologicamente correta. Preocupados com o impacto ambiental que a realização do International Six Days Enduro 2003 poderia causar nas dunas de Fortaleza (CE), a organização do evento contactou a Comissão Internacional do Meio-Ambiente, filiada à Federação Internacional de Motociclismo, para garantir o mínimo impacto ambiental.
Como todo esporte que entra em contato com a natureza, o motociclismo causa algum tipo de impacto. No entanto, também causa um grande retorno financeiro nas comunidades em que é realizado. Portanto, o que procuramos fazer é aliar as duas coisas, buscando um desenvolvimento sustentável, declara Kattia Hernandez, responsável pelo programa durante o Six Days.
Em parceria com o Ibama e com o Semace (Secretaria do Meio-Ambiente do Ceará), a CIE, foi realizada uma campanha junto à CBM (Confederação Brasileira de Motociclismo) de conscientização de todas as pessoas envolvidas no Six Days: pilotos, equipes, organização e imprensa. Foram seis meses de campanha, que envolve desde a preocupação com o lixo, até a utilização de pneus recicláveis e de óleo e gasolina biodegradáveis.
Uma das maiores dificuldades foi na formulação do percurso, pois queríamos utilizar trilhas já existentes, para não ter que abrir novos caminhos, o que teria um impacto maior sobre o meio-ambiente, diz Kattia. O litoral brasileiro tem ecossistemas muito frágeis, que precisam ser protegidos, termina.
Kattia vem realizando este trabalho há cinco anos, e já passou por vários países como Colômbia, Venezuela, Estados Unidos e toda a América Central. Esta é a segunda vez que vem ao Brasil com seu programa. O que estou achando muito bom é que na maioria das competições esta preocupação ambiental é vista com um fardo, mas aqui as pessoas realmente abraçaram a campanha. Vi vários pilotos que colocaram o adesivo da campanha na moto, e eu fico muito feliz com isso, vendo que tem muita gente se preocupando com a questão ecológica e vestindo a camisa!.
O International Six Days Enduro é organizado e produzido pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Moto Club Bergamo e Adventure Eventos. A supervisão é da Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O patrocínio é da Acerbis, Pirelli, Petrobras e Governo do Ceará e co-patrocínio de TAM Viagens, Ypióca e Museu da Cachaça. Apoio é da KTM, Honda, Husqvarna, Beach Park, Hapvida e site 360 Graus (www.360graus.com.br).
VipComm Assessoria de Imprensa
Confederação Brasileira de Motociclismo
Sala de imprensa Beach Park: (85) 361-7867 / 361-7870
Celular: (85) 9601-2759
Site: www.vipcomm.com.br
E-mail: vipcomm@vipcomm.com.br
Este texto foi escrito por: Chris Bueno, de Fortaleza
Last modified: novembro 2, 2003