Foto: Pixabay

Yara diz que caminhão é como um liquidificador

Redação Webventure/ Parceiros

André e Yara no caminhão da equipe Petrobras Lubrax (foto: Donizetti Castilho/VipComm)
André e Yara no caminhão da equipe Petrobras Lubrax (foto: Donizetti Castilho/VipComm)

Rechã – A navegadora Yara Averalo, que fez a estréia no cross country no Rally dos Amigos como a primeira mulher a competir na categoria caminhões, disse que a experiência parece um “liquidificador, um shake-shake”. Ela correu no caminhão Mercedes-Benz 2428 da equipe Petrobras Lubrax pilotado pelo marido, André Azevedo.

“Mesmo presa no cinto de segurança você bate a cabeça na proteção da cabine. Balança demais”, contou ela, que percorreu um trajeto de 130 quilômetros em estradas entre pés de laranja e eucaliptos no distrito de Rechã, na região de Itapetininga.

Yara contou que o caminhão pula “muito mais” que o carro. “Quem tiver problemas na coluna, e encarar uma prova num caminhão, com certeza vai descer da cabine numa cadeira de rodas”, acredita ela.

A mais nova navegadora de caminhões do país não teve tanta sorte na prova de estréia. Yara e André enfrentaram problemas com galhos de árvores que atingiram a cabine e com os freios. “Eles ‘travaram’ em um determinado momento”, contou André, enquanto estacionava o veículo no parque fechado. A dupla terminou em quinto lugar na prova.

Além de André e Yara, a equipe Petrobras Lubrax contou ainda com Klever Kolberg e Lourival Roldan, de Mitsubishi L200 Evolution, e Jean Azevedo, de moto KTM 660. Klever foi vice-campeão na prova, vencida pela dupla Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo, da equipe Mitsubishi Racing. Nas motos o vencedor foi Juca Bala e Jean ficou em terceiro lugar.

A prova O Rally dos Amigos é uma tradicional prova off road realizada no distrito de Rechã, em Itapetininga, São Paulo. A largada teve início às 10 horas de sábado e o percurso foi desenvolvido entre platanções de eucaliptos e pés de laranja. No sábado foram definidos os campeões da Taça Brasil de Rally, premiação onde foram computados os pontos de pilotos que participaram do Rally Rota Sul, onde a dupla Kolberg/Roldan e Jean Azevedo venceram, Rally dos Sertões e o Rally dos Amigos.

Rally Paris-Dakar 2004 O Rally dos Amigos foi a última competição da equipe Petrobras Lubrax antes do embarque no dia 25 de dezembro para mais uma edição do Rally Paris-Dakar, que terá início no dia 1º de janeiro em Clermont Ferrand, na França, e término em 18 de janeiro em Dakar, no Senegal.

Esta será a 17ª participação do time brasileiro, inscrito em todas as categorias: carro, moto e caminhão. Nos carros, a dupla Klever Kolberg e Lourival Roldan competirá com um Mitsubishi Pajero Full enquanto nos caminhões André Azevedo e os checos Tomas Tomecek e Mira Martinec tentaram a liderança na categoria. Jean Azevedo, após ser reconhecido internacionalmente como um dos melhores pilotos da categoria, estará utilizando uma KTM 700 oferecida pela fábrica austríaca.

A Equipe Petrobras Lubrax tem patrocínio da Petrobras, Petrobras Distribuidora, Mitsubishi Motors do Brasil, Pirelli, e apoio da Minoica Global Logistics, Banco DaimlerChrysler, Controlsat Monitoramento Via Satélite, Eurofarma, Planac Informática, Mitsubishi Koala, Mercedes-Benz Caminhões, Nera Telecomunicações, Telenor Satellite Services AS, Kaerre, Capacetes Bieffe, Lico Motorsports, Artfix, Adventure Gears, ZF do Brasil, Behr, Sadia e Dakar Promoções.

Este texto foi escrito por: Ricardo Ribeiro/VipComm

Last modified: dezembro 6, 2003

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure