Golfinho é tema de documentário na ilha de Fernando de Noronha. (foto: Divulgação)
Os golfinhos que habitam a baía que leva o nome deles, na ilha de Fernando de Noronha (PE), são tema do documentário “A Ilha dos Golfinhos”, que vai passar neste domingo (14/12), no National Geographic Channel (canal pago), às 21h. As imagens foram feitas pelo cinegrafista submarino Laurence Wahba – pela primeira vez uma equipe de Tv registra o comportamento desses animais.
A espécie que vive em Noronha é chamada golfinho-rotador. Tem este nome porque aqueles são os únicos golfinhos que fazem saltos com rotações em volta do próprio corpo.
Dirigido por Lawrence Wahba e Rodrigo Astiz, o filme foi vencedor da Palma de Bronze no Festival de Antibes, na França -um dos mais importantes prêmios de imagens subaquáticas do mundo- e será o primeiro documentário nacional exibido nos canais National Geographic da América Latina e Europa.
Acrobacias – Foram necessários um ano de produção e duas viagens a Fernando de Noronha para finalizar a obra. A equipe, formada por Wahba, Astiz e pelo cinegrafista neozelandês Paul Donovan, apresenta ao público a teoria mais aceita para explicar as acrobacias desta espécie: a maneira como eles saltam, giram, caem, e o impacto que se forma na água fazem parte de um complexo sistema de comunicação.
O filme traz ainda um registro exclusivo das atividades sexuais e sociais desta espécie. Um dos momentos mais curiosos do documentário mostra uma espécie de “futebol aquático”: os golfinhos nadam em grupos e passam algas de um animal para o outro, comportamento até então sem registros no Brasil.
Além de ser exibido neste domingo, o documentário, com uma hora de duração, sem intervalos comerciais, será reprisado no National Geographic Channel na próxima quarta-feira (17/12), às 9h e às 15h.
Pré-estréia – “A Ilha dos Golfinhos” tem pré-estréia nesta quarta-feira (10/12), às 20h30, no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo. A entrada é gratuita, mas é necessário retirar os convites com uma hora de antecedência.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: dezembro 10, 2003