Foto: Pixabay

AXN Mitsubishi Salomon (Lontra) é a mais bem colocada

Redação Webventure/ Corrida de aventura

AXN Mitsubishi Salomon é brasileira a mais bem colocada em quase três dias de prova. (foto: Theo Ribeiro / Webventure)
AXN Mitsubishi Salomon é brasileira a mais bem colocada em quase três dias de prova. (foto: Theo Ribeiro / Webventure)

Passados quase dois dias da largada, 55 equipes continuam o Desafio Volcanes, corrida de aventura entre Puerto Montt (Chile) e a Patagônia. Dos cinco times brasileiros que largaram, quatro seguem na competição a Mamelucos aparece nesta quinta-feira (29/01) com o status de abandono da prova, de acordo com as informações do site oficial.

A mais bem colocada até agora é a AXN Mitsubishi Salomon, que aqui no Brasil corre como Quasar Lontra, em nono lugar. A liderança até a última classificação divulgada era da espanhola AXN Meridianoraid.com, a mesma equipe que foi a campeã do Ecomotion Pró, na Chapada Diamantina (BA), em novembro de 2003. Mas as informações desta tarde dão conta de que a equipe foi resgatada com sintomas de hipotermia. Também pediu resgate outra equipe de Ponta, a Argentina, capitaneada por Sebastian Tagle – no Ecomotion ele fez parte da Meridiano.

Ranking incompleto – A classificação divulgada está incompleta: abrange apenas 52 times, apesar de a organização dizer que ainda há 55 na prova dos 70 que a iniciaram. Entre os brasileiros, além da AXN Mitsubishi Salomon, só a colocação da Brother FK é informada: 24ª.

O percurso da quarta edição do Volcanes tem 450 km, cruzando a Cordilheira dos Andes e passando por vários vulcões daí o nome da prova. A previsão é que seja cumprido até este sábado (31/01). As modalidades desta vez são orientação, trekking, canoagem oceânica (apesar de remarem em lagos andinos), canoagem em duck, mountain biking e técnicas verticais.

Poucas informações A organização está com dificuldades de passar informações sobre a prova, alegando pouco recurso para transmissão de dados para a Internet nos locais por onde a corrida passa. O site oficial esteve fora do ar durante os dois primeiros dias de prova.

A largada do Desafío Volcanes 2004 foi dada na última segunda-feira (26/01), em Puerto Varas, uma praia a poucos quilômetros de Puerto Montt, no Chile. Os 70 times que partiram para a prova começaram remando em caiaques para duas pessoas, no oceano Atlântico. Foram longas horas em mar aberto, com muito vento, e apenas com as luzes de seus headlamps. Durante primeiro desafio cinco times já abandonaram. Muitos passaram a noite no trecho.

A segunda perna foi um trekking pelo vulcão Cabulco, a mais de 2 mil metros do nível do mar, cujo cume está coberto de neve. Para chegar lá os atletas tiveram de se embrenhar na selva valdiviana. Havia trechos de cordas pelo caminho.

A expectativa era de que as primeiras equipes só conseguiram vencer este segundo desafio nas primeiras horas desta terça-feira. Porém uma forte tormenta, mesclando chuva, neve e ventos intensos, impediu a ascenção e por segurança o trecho foi cancelado. Houve duas horas de descanso, os times que estavam no vulcão foram resgatados e todos se reagruparam em Ensenada para ir ao ponto seguinte do trajeto.

O terceiro desafio dos competidores está sendo um longo trecho de mountain bike ao redor do vulcão Osorno até um refúgio, de onde as equipes descerão para a praia do lago Rupanco.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: janeiro 29, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure