Muita subida nos trechos de mountain bike. (foto: Eva Prado.)
A equipe Mitsubishi Salomon Quasar Lontra venceu o Caloi Adventure Camp, corrida de aventura de curta duração que foi realizada no último domingo (23/05) na cidade de Campos no Jordão (SP).
A prova foi dividida em três categorias: Expedição (com 61 quilômetros, para as equipes mais experientes); Aventura (42 quilômetros de percurso, para equipes iniciantes) e Aventura Light (as equipes que não conseguissem passar pelo corte em determinado posto de controle caiam para esta categoria e seguiam direto para o local de chegada).
Na Expedição (categoria principal), onde estavam as equipes profissionais, foram 61 quilômetros com muitas subidas, descidas, neblina e muito frio. Durante a prova a temperatura estava com média de 20º C, mas baixou para 10ºC ao final do dia.
Foi o Camp mais difícil que já fiz. Na largada já corremos 21 quilômetros, disse Renato Correa, da equipe O Carlão não deu o nome. Mesmo as melhores equipes sofreram um pouco na prova. Subimos montanhas com 1700 metros, completou.
Rafael Campos, capitão e navegador da Quasar Lontra, disse que a competição realmente apresentou dificuldades. Logo no começo tivemos que subir um morro com 480 metros de desnível, com neblina, vento e mata molhada. Sentimos bastante frio ali, contou. No duck também estava muito gelado, ventando, com um frio muito grande, disse o capitão da equipe vencedora.
Vencedores – A Quasar correu com uma formação totalmente diferente da comum: Rafael Campos (capitão e navegador); Vitor Lopes (antigo na equipe); Luis Antônio (ex-equipe Mamelucos) e Adriana Nascimento (oito vezes campeã brasileira de mountain bike), que substituiu Marina Verdini.
Sérgio Zolino, organizador do Adventure Camp, estimava que a primeira equipe completaria o percurso com mais de sete horas de prova. Para a surpresa de todos, a Quasar completou os 61 quilômetros em 5h40min.
A equipe Oskalunga, vencedora da primeira etapa do Caloi Adventure Camp realizada em março em Natividade da Serra (SP) e uma das favoritas para a segunda etapa terminou na quarta colocação, por conta de problemas com a bike e um integrante da equipe. Monclair Cammarota, capitão da Oskalunga, foi substituído por Emerson Furnalleto nesta etapa, porque está tratando uma tendinite no joelho.
Logo no começo da prova o Emerson não se sentiu bem e quando estávamos em segundo lugar quebrou a corrente da Bárbara, no finalzinho da prova, contou Frederico Gall, o Lico. Assim, eles foram ultrapassados pelas equipes Landscape e Avataris. Arrumamos a bike e tínhamos condições de buscá-los, mas a hora que voltamos a pedalar minha bike também quebrou, pertinho da cidade, no último PC (posto de controle), lamentou o atleta.
Estratégias – Segundo Lico, a Quasar usou um artifício mágico para vencer a prova. Eles chamaram a Adriana Nascimento, que é de Campos do Jordão e conhece bem a região. Batemos um pouco de cabeça na navegação e eles foram direto nos pontos, afirmou.
Mas, segundo Rafael Campos, capitão da Quasar, levar a Adriana para a prova não foi uma estratégia. A Marina já não iria correr porque ela pegou uma forte gripe. Pensamos até numa outra menina, mas acabamos chamando a Adriana Nascimento, esclareceu o navegador. Estar com a Adriana ajudou, mas não pensamos em chamá-la estrategicamente para esta prova, completou.
Preparação – A Quasar não participou da abertura do Circuito Caloi Adventure Camp em Natividade da Serra. E, segundo Rafael, eles correram esta segunda etapa em Campos do Jordão como preparação para uma etapa do Mundial de Corrida de Aventura que a equipe irá disputar em setembro, no Canadá. Hoje não têm provas de 24 horas, então decidimos pegar o Camp como preparação porque tinham equipes fortes participando também, justificou. Além disso, tem o carro, disse Rafael, referindo-se ao prêmio para a equipe vencedora do Circuito.
Em Campos do Jordão, largaram 115 equipes contando todas as categorias e 108 conseguiram cruzar a linha de chegada, tendo sofrido corte ou não. A terceira etapa do Adventure Camp acontece em setembro, em Florianópolis (SC). Mais informações podem ser obtidas no site www.adventurecamp.com.br.
Resultados da categoria Expedição
COLOCAÇÃONÚMEROEQUIPEHORA DE CHEGADA
1)22Mitsubish Salomon Quasar Lontra13h40
2)14Try On/ Landscape14h42
3)6Avataris14h49
4)1Oskalungas Brasil Telecom 14h50
5)55Curtlo Lobo Guará15h11
6)94Na Trilha – North Brasil 15h12
7)105100 Stress15h25
8)5Cão do Mato/ Fórmula Academia 15h31
9)117Horto Florestal15h35
10)90Outlandish Team15h36
Categoria Aventura
1)20Cheech & Chong14h30
2)62Os Atrasados14h48
3)77TB – O apoio Vai a Luta 14h53
4)81Fish Adventure14h54
5)37Kumeçô Termina14h58
6)52Pavão15h05
7)38Aventure-se 15h09
8)804 Run15h10
9)110Youestreme – Vuna15h18
10)54Scrots Pão de Açúcar 15h34
Este texto foi escrito por: Camila Christianini
Last modified: maio 24, 2004