Asfalto será privilegiado nos deslocamentos do Sertões (foto: Theo Ribeiro/ Webventure)
A contagem regressiva já começou. São apenas 22 dias para a 12ª edição do maior rali da América Latina, o Rally Internacional dos Sertões. Na segunda (7/06) à noite, pilotos, navegadores, chefes de equipe, jornalistas e organizadores reuniram-se em São Paulo, no teatro da Gazeta, no primeiro briefing da competição.
A ansiedade pelas informações foi esclarecida com a explicação passo a passo de Marcos Ermírio de Moraes, presidente da Dunas Race organizadora do evento e pela diretora executiva, Simone Palladino. O evento começa no dia 1º de julho em Goiânia (GO) e termina dia 10, em Fortaleza (CE), percorrendo o Centro-Oeste, Norte e Nordeste do país.
Uma das novidades destacadas foi a preferência por trechos de asfalto para deslocamento. Privilegiado por ser mais rápido e menos perigoso para os competidores e equipes de apoio, o asfalto em maior quantidade dos trechos de transferimento também vem como boa notícia para o pessoal da técnica, fotógrafos e jornalistas que ficam no meio da especial para trabalhar.
O resultado desejado é a diminuição do tempo da prova e a prevenção a acidentes. Boa parte dos acidentes que aconteceu nas outras edições do Rally dos Sertões foi fora das especiais, por isso os pilotos devem estar atentos nos deslocamentos”, disse Marcos.
Os detalhes – Na apresentação detalhada, Marcos explicou cada trecho da prova e suas dificuldades. Serão 4.034 quilômetros no total, com 1.643 trechos cronometrados. Em nove dias de competições serão disputadas 12 especiais, com duas etapas Maratona em que a equipe de apoio não pode dar assistência de noite.
No último dia de prova, a especial é a mais curta, entre Ubajara e Fortaleza, com 32 quilômetros. Queremos fazer a premiação ainda durante o dia, na praia de Cumbuco, em Fortaleza. Por isso o deslocamento é tão longo (313km), para ganharmos tempo na apuração. Assim, os vencedores não precisam esperar até a noite, na festa de confraternização, explicou Marcos.
O organizador ainda lembrou que a especial de Palmas a Araguaiana (TO) tem características que lembram muito o deserto do Jalapão. Ele lembrou também que a especial do dia seguinte, a maior do rali, que vai até Imperatriz (MA), pode será mais difícil de todo o Rally dos Sertões. Nesse dia, os carros e motos fazem 330km e os caminhões 167km, pois o caminho se torna inviável para a passagem deles.
A regularidade também estará presente no Rally dos Sertões, em especiais diferentes, mas sempre dormindo na mesma cidade que o rali de velocidade. Já a Expedition fará um roteiro diferenciado.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: junho 9, 2004