Foto: Pixabay

SalomonSuisse na frente em etapa dos EUA do Raid Series

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Com muita neve, frio e chuva pela frente, largaram ontem as 45 equipes em Bend, Oregon (EUA) para a segunda etapa do circuito mundial de corridas de aventura, o X-Adventure Raid Series. Com 200 quilômetros de percurso, a corrida teve largada pontualmente às 6 horas de ontem (1 hora da manhã em Brasília) no Monte Bachelor, dentro de uma floresta nacional, no coração do Estado do Oregon, que fica a noroeste dos Estados Unidos.

As equipes começaram o percurso com 14,6km de trekking na neve, com botas e crampons, subindo em direção aos 2.753m do monte e depois descendo em direção ao Parque de Neve Edisson. Depois, fizeram um trecho de mountain bike bastante sinuoso, com muita navegação, com subidas e descidas dignas de montanha em 36km de percurso. A temperatura no local ficava nos 7o.C positivos.

Aqui, a equipe SalomonSuisse usou uma estratégia de fazer a prova entre a pista asfaltada que beirava a trilha na floresta e a própria trilha, de maneira a perder menos tempo transpondo os obstáculos da trilha. Os suíços terminaram este trecho na frente, com 3h36min de prova, seguidos de perto pela equipe norte-americana Nike ACG/Balancebar com 3h47min. A francesa Ertips completou o MTB com 4h11min de prova.

A corrida entre as equipes suíça e americana ontem durante todo o dia. No trecho de canoagem de 7km em uma represa, os líderes terminaram com apenas oito minutos de diferença, com vantagem suíça sobre a Nike ACG/Balancebar. A equipe francesa Ler Arcs Quéchua, que até então estava em quinto lugar, está correndo com um integrante americano local em substituição a Rudy Gouy, que se acidentou escalando no local pouco antes da competição. Josh Smulin, o atleta local, teve o assento da canoa quebrado e bravamente continuou a remar apoiando o remo sobre os joelhos para dar força.

Patins, caiaque e noite adentro – Terminado o trecho de canoa, as equipes fizeram de patins inline mais 17km, e depois entraram no rio Deschutes para 19,5km de canoagem em ducks. O trekking após a canoagem era digno para bons hikers, como os suíços acostumados à montanha. O cume estava a 1.780m, e os atletas andaram entre as sombras da alta floresta de pinheiros para fazer este percurso de difícil navegação.

As duas equipes líderes continuavam na disputa e um erro de navegação da escolha da rota de descida fez a SalomonSuisse perder tempo. No final, eles apenas ganharam 16 minutos em cima dos americanos da NikeACG/Balancebar, enquanto todos esperavam mais desses atletas. “Nós confiamos muito em nossa intuição para encontrar uma boa trilha através da densa floresta”, disse Alain Berger, membro da SalomonSuisse.

A navegação noturna ontem deveria prejudicar as equipes menos experientes e balançar a diferença entre as líderes suíça e Nike americana. Quatro trechos ainda se somam hoje: 23km de mountain bike que as equipes fizeram ao amanhecer, mais 13km de patins só que desta vez subindo e mais um trekking final, difícil, na neve, de 20,5km. Mais uma vez as botas de neve e crampons serão utilizados. Depois, eles ainda fazem uma descida em rapel livre.

O final está previsto para às 15 horas de hoje (20 horas em Brasília), no distrito de Old Mill, com um downhill de bike, com vista inicial para a belíssima queda de Tumalo, uma cachoeira poderosa na região. Os atletas terminam a prova no moinho velho do Parque de Neve Skyliners.

A premiação são 5 mil dólares para a primeira equipe vencedora, 3 mil para a segunda e 2 mil para a terceira.

Resultados parciais – Confira a posição das equipes e o tempo total de prova até o final do mountain bike de hoje:

1) SALOMON SUISSE (CHE) 13:25:58
2) NIKE ACG/BALANCE BAR (USA) 13:40:39
3) ERTIPS (FRA) 14:03:21
4) LES ARCS-QUECHUA (FRA) 14:16:56
5) MONTRAIL-REVO (USA) 14:23:59
6) WILSA SPORT/HELLY HANSEN (FRA) 14:24:35
7) GOLITE/TIMBERLAND (USA) 15:07:10
8) SYBELLES ESF (FRA) 15:13:41

Este texto foi escrito por: Redação Webventure

Last modified: junho 13, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure