Foto: Pixabay

Abraão Azevedo e Roberta Kelly vencem o PowerBiker

Redação Webventure/ Biking

Mais de 700 bikers participaram do evento em Passa Quatro (MG). (foto: Divulgação)
Mais de 700 bikers participaram do evento em Passa Quatro (MG). (foto: Divulgação)

A pequena e charmosa cidade de Passa Quatro, em Minas Gerais, parou para receber o PowerBiker, uma das principais competições de mountain bike do país, no último fim de semana (26 e 27/06).

A competição teve a presença de mais de 700 atletas e contou pontos para o Ranking da UCI (União Ciclística Internacional). Foram 483 ciclistas na grande prova e 230 crianças no PowerBiker Kids, categoria criada para incentivar pequenos bikers no esporte.

A largada aconteceu em frente a estação ferroviária da cidade. Além das montanhas rodeando a pequena Passa Quatro, o apito da Maria-Fumaça lembrava os atletas de que eles tinham mesmo que estar prontos a encarar muita subida.

Os bikers foram divididos em três categorias: Ouro (percurso de 45km no sábado e 48km no domingo para atletas profissionais); Prata (45km no sábado e 25km no domingo) e Bronze (23km no sábado e 25km no domingo).

O percurso – No primeiro dia de prova, os atletas enfrentaram muitas subidas com aproximadamente 900 metros de desnível – e muitas pedras. Logo no começo do percurso, um “paredão” como foi apelidado pelos bikers – muito íngreme já separou os mais experientes dos menos experientes.

Os que estavam na categoria Bronze tiveram que subir empurrando a bike. Na hora de descer a montanha, todos enfrentaram um downhill com muitas pedras. No domingo, a prova foi bem mais rápida. Menos subidas e mais retas, sendo o mesmo percurso para as categorias Prata e Bronze.

Elite Masculina – Como o PowerBiker é realizado em dois dias, é difícil saber quem será o vencedor antes do último minuto de prova. Vence quem tiver o menor tempo na somatória das duas etapas.

No sábado quem levou a melhor na elite masculina, a categoria Ouro, foi Abraão Azevedo, da Sundown/Amazonas (1h57min), seguido por Edvando Souza Cruz, da Caloi/Bic/Suzano (1h58min), campeão do PowerBiker 2003. Em terceiro chegou Kleber Nascimento, também da Amazonas/Sundown (2h01min).

No domingo, apenas dois segundos definiram o vencedor. Edvando Souza Cruz (1h42min53) chegou na frente Abraão (1h42h55), com Kleber Nascimento em terceiro (1h43min).

Mas, com a somatória dos dois dias, Abraão foi o vencedor do PowerBiker, com 3h40min de prova. “O primeiro dia foi mais sofrido, com muita subida forte e descida longa. Mas hoje, apesar de ser uma prova rápida, me dei bem”, disse Abraão, referindo-se ao fato dele se achar melhor nas subidas. Edvando ficou em segundo (3h41) e Albert Morgem, da Amazonas Sundown, em terceiro lugar (3h44min).

Elite Feminina – Na elite Feminina, a briga também foi boa. Roberta Kelly, da Sermed Saúde, foi a mais rápida no sábado (2h35min), seguida por Daniela Genovesi (2h40), da All Track/Hot Blood, e Érika Gramiscelli (2h48min), da equipe Vitallis Saúde, que conseguiu chegar na terceira colocação mesmo depois de furar dois pneus de sua bicicleta.

Mas no domingo Érika chegou na frente (2h07min), com Roberta na segunda colocação (2h08min) e Gabriela Morelli (2h11min), da Team Américas, na terceira. Com a soma dos pontos, a grande campeã do PowerBiker foi Roberta Kelly (4h48min), com Daniela Genovesi (4h55min01) em segundo e Érika (4h55min52) em terceiro.

Assim como Abraão, vencedor da elite masculina, Roberta prefere os trechos de subida. “Prefiro um circuito mais técnico e mais travado. Na reta a Érika acaba sendo melhor”, acredita. Segundo Roberta, Érika é a principal adversária dela em todas as provas até o momento. “Somos amigas, mas ‘amigas amigas, negócios a parte. Quando dá a bandeirada a coisa muda”, brincou.

DownHill – No sábado foi realizado um downhill – descida em alta velocidade ultrapssando obstáculos – na escadaria do cemitério da cidade. Participaram da modalidade 16 bikers e mais de 3 mil pessoas se aglomeraram para assistir a emocionante disputa.

Os atletas desceram em duplas, no esquema “melhor de 3”. O carioca Robert Sgarbi, da equipe Amazonas Sundown superou Márcio Ravelli, por 2 a 1, sagrando-se tricampeão da prova. Para ver os resultados completos do PowerBiker acesse o site www.sampabikers.com.br.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: junho 28, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure