O piloto Guilherme Spinelli e o navegador Marcelo Vívolo conquistaram nesta segunda-feira (05/07) a liderança na classificação geral do Rally dos Sertões entre os carros. A dupla da Mitsubishi foi a mais rápida do quarto dia de prova e ultrapassou Maurício Neves e Emerson Cavassin no acúmulo dos tempos.
Hoje Spinelli e Vívolo precisaram de 2h23min54 para percorrerem os 200 quilômetros de trechos cronometrados entre Palmas e Araguaína, em Tocantins. A marca foi 3min20 melhor que a de Neves e Cavassin, que terminaram o dia na segunda colocação – lugar que passam a ocupar a partir de agora também no ranking do Sertões.
“O rali mudou realmente de figura depois dessa etapa, que foi mais difícil que as outras”, afirmou o novo líder do rali. “Foi uma prova extremamente cansativa e muito sinuosa. Mas fomos bem e conseguimos ir rápido”, comemorou Spinelli.
Já Neves lamentou o problema que teve com o câmbio de seu carro. “Com 30 quilômetros acabou quebrando meu câmbio e completei a especial só em quarta marcha”, revelou. “Estou acabado, mas valeu a pena pois conseguimos chegar”, emendou o piloto. “E o pega com o Guiga continua amanhã.”
Todas as especiais do Sertões deviam ser desse jeito: exigir muita pilotagem e navegação, afirmou Lorival Roldan, navegador de Klever Kolberg, que terminou hoje na terceira colocação, a 5min22 dos vencedores. Na seqüência chegaram Ingo Hoffmann e Luiz Carlos Palú (a 5min54), e Édio Fuchter e Milton Pereira (a 8min26), na quarta e quinta posições, respectivamente.
Tricampeão da prova, Édio não ficou satisfeito com o tempo perdido hoje. “Tivemos uma série de problemas na especial. Quebraram nossos amortecedores e isso prejudicou demais. Agora ficou mais difícil reagir”, afirmou, com sinceridade.
Embolado – Com o aumento das dificuldades, o Rally dos Sertões promete emoção total nos seus últimos dias. E o título de campeão tem cinco duplas candidatas. Hoje Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo estão na frente, a 1min44 de Maurício Neves e Emerson Cavassin.
Ingo Hoffmann e Luiz Carlos Palú, Klever Kolberg e Lourival Roldan, e Édio Fuchter e Milton Pereira também seguem próximos e com possibilidades reais de assumir a primeira colocação em qualquer etapa.
Outro ingrediente que tem feito da disputa entre os carros ainda mais emocionante é a utilização dos pneus. Três marcas participaram do Sertões 2004: BF Goodrich, Goodyear e Pirelli. Os pilotos não escondem a importância dos compostos na briga pelo título.
Classificação da 4ª etapa nos carros
1) Guilherme Spinelli e Marcelo Vívolo – 2h23min54
2) Maurício Neves e Emerson Cavassin – a 3min20
3) Klever Kolberg e Lourival Roldan – a 5min22
4) Ingo Hoffmann e Luiz Carlos Palú – a 5min54
5) Édio Fuchter e Milton Pereira – a 8min26
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: julho 5, 2004