Edvando faturou o tri brasileiro. (foto: Jorge Nicola/Webventure)
O biker paulista Edvando Souza Cruz conquistou neste domingo o título do Campeonato Brasileiro de mountain bike na categoria Cross-country de 2004. Vando, como é conhecido, cruzou a linha de chegada com relativa folga para os demais competidores.
A prova, disputada na Estância Alto da Serra, em São Bernardo do Campo (SP), teve percurso de 42 quilômetros. E numa excelente performance, o atleta de Ilhabela chegou com mais de dois minutos de vantagem para seus adversários.
Essa foi a terceira vez que Edvando sagrou-se campeão brasileiro. Ele já havia ganho as edições de 1997 e 2000. O vice em 2004 foi o catarinense Ricardo Pscheidt, seguido pelo paulista Márcio Ravelli (em terceiro), e pelo brasiliense Abraão de Azevedo (em quarto).
A favor – A excelente apresentação de Edvando tem a ver com o circuito montado para a competição. Com estradões e velocidade média elevada, ele não teve dificuldades em impor seu ritmo e ganhou de ponta a ponta.
O resultado também serviu para melhor seu retrospecto na temporada. Ele havia ficado perto dos títulos da Copa Ametur, do Interestadual e do Power Bike, mas em nenhum deles esteve no lugar mais alto do pódio.
Na cerimônia de premiação, Márcio Ravelli passou a Edvando a coroa de campeão. Mas Ravelli segue sem ter sua hegemonia de maior vencedor do país ameaçada, por ter nove títulos brasileiros no currículo.
Outros dois favoritos ao título para a prova nem competiram. Odair Pereira quebrou a mão durante um treinamento, e Albert Morgen teve problemas de saúde.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: agosto 1, 2004