Foto: Pixabay

Encontro de canionismo avança na discussão da sustentabilidade

Redação Webventure/ Montanhismo

Entre os dias 3 e 7/9 vai ser realizado o V Encontro Brasileiro de Canionismo, em Alto Paraíso, na região da Chapada dos Veadeiros, no Estado de Goiás. A Associação Brasileira de Canionismo – ABCânion – é responsável pelo encontro, que tem por objetivo a congregação dos praticantes do canionismo, o desenvolvimento e a divulgação da atividade, e a instrução, formação e aperfeiçoamento técnico dos sócios da entidade.

Assim, o Encontro Brasileiro de Canionismo quer propagar o canionismo com a divulgação e unificação dos procedimentos de segurança, a difusão de novos locais do Brasil com potencial para a prática da atividade, bem como a prática do esporte em oficinas técnicas e visitas de campo. No ano passado, o encontro teve a participação de representantes da Associação Italiana e Espanhola de Canyoning, ampliando ainda mais a repercussão do evento.

O evento ocorre sempre em locais de grande relevância e potencial para a prática da atividade no Brasil, realizado anteriormente na Chapada dos Veadeiros (GO) em 2000, Brotas (SP) em 2001, Canela (RS) em 2002, e na Chapada Diamantina (BA) no ano passado. Este ano, a sede será a Fazenda Portal da Chapada, que fica a 8 km de Alto Paraíso, com amplo espaço para as plenárias, restaurante, área de camping, com vários banheiros e alternativa de chalés para quem preferir uma acomodação melhor.

Confira a mini entrevista com Ion David, um dos organizadores do evento

Webventure – Quais serão os principais assuntos deste ano?
Ion David – Este ano o foco principal será a organização do canionismo a nível nacional, definiremos os currículos mínimos para os desportistas, monitores e instrutores. Teremos também a eleição da nova diretoria, além de palestras que abordarão os seguintes temas: resgate em áreas remotas, capacitação de monitores e instrutores, segurança no canionismo, gerenciamento de riscos, canionismo para deficientes visuais.

Webventure – Qual a maior preocupação da ABCânion com relação os pontos de prática e exploração de canionismo?
Ion – Este ano teremos mesas redondas com o Ministério do Turismo para discutir a normatização do canionismo comercial no Brasil e outra com o Ministério do Meio Ambiente para discutir as diretrizes da prática do canionismo em Unidades de Conservação.

Webventure – Para você, qual é o papel na entidade no contexto de turismo sustentável no país?
Ion – O canionismo como atividade comercial está crescendo a cada dia no Brasil, e como qualquer atividade comercial ligada ao turismo tem um grande foco na sustentabilidade, pois envolve membros das comunidades locais, tanto na atividade de guias, quanto nas prestações de serviços como transportes, refeições, lanches, hospedagens, serviço de apoio, entre outros.

Este texto foi escrito por: Cristina Degani

Last modified: agosto 7, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure