Mulheres também no Agreste (foto: Daniel Costa/ www.webventure.com.br)
Tem muilher no Rallye do Agreste, poucas, mas tem. A única etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Regularidade, que está acontecendo no Nordeste e entra hoje no segundo dia (14/9) no Estado do Piauí tem 90 competidores entre pilotos e navegadores de carros e motos. e duas duplas em carros, uma navegadora e uma piloto na categoria Motos Novatos.
São elas em duplas de carros Lil Chiesa Martins e Elaine Ribeiro Machado, de Brasília (DF); Derliane Nunes Garcez e Marta Costa Mendes, de São Luís (MA); e a navegadora cearence Célia Barros Sonreira.
Em motos Magda Souza Gomes Campos corre na Novatos. A inclusão de uma categoria extritamente feminina foi uma solicitação que veio da Confederação Brasileira de Automobilismo, pois houve um aumento de mulheres nos últimos anos competindo em provas off-road. A idéia era fazer uma categoria de mulheres, a Copa Damas, mas o baixo número de inscrições não permitiu.
Dupla experiente – A agrônoma Lil Chiesa é piloto e a administradora Elaine Machado navegadora na dupla que corre na Novatos. Elas foram as primeiras a garantir uma vaga na prova, depois de correram o último Rally dos Sertões, em julho passado, a bordo de num Troller TD4, o mesmo que disputarão o Agreste.
“Fizemos um intensivão nos Sertões, o que não é pouco”, conta Lil. “Antes do Agreste, vamos correr mais duas provas do Campeonato Brasiliense de Rally e uma do Mitsubishi Motors, em Itaipava, no Rio de Janeiro”. O nome da equipe das brasilienses é “Projeto Elas” e tem até site próprio. Lil garante não temer nada, porque está acostumada com provas longas e até as prefere.
A dupla disputou ainda neste o Rota Sul (RS), três provas do Campeonato Sudeste do Mitsubishi Motors, algumas em Brasília (GO) e fará o 500 Milhas (RS), no mês de novembro.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: setembro 14, 2004