Foto: Pixabay

Saiba como foi o III Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura

Redação Webventure/ Biking, Destino Aventura, Expedições

Passeios foram o ponto alto do encontro (foto: Clube do Cicloturismo)
Passeios foram o ponto alto do encontro (foto: Clube do Cicloturismo)

O Cicloturismo é uma atividade que está praticamente nascendo no Brasil. Há muita gente que já viaja de bicicleta, mas esse número ainda vai crescer muito nos próximos anos. O III Encontro Nacional de Cicloturismo e Aventura, que aconteceu no último feriado de 7 de setembro na cidade de Monte Alegre do Sul (SP), teve exatamente este objetivo: divulgar e incentivar esta prática.

Durante os quatro dias do encontro, aconteceram diversas palestras com formato de mini-cursos como por exemplo, a do Cléber Anderson (Anderson Bicicletas), que tratou da pedalada ideal para o ciclista.

Também tivemos a palestra do Klaus Poloni (Bike Tech), sobre mecânica de bicicleta para cicloturistas , a do Dr. André Pedrinelli (USP) sobre prevenção de lesões no ciclismo e diversas outras, sempre com o objetivo de trazer mais informação para os praticantes e interessados.

Além disso, houve também as palestras de viagens de bicicleta, com projeção de imagens. Dentre elas, Santiago de Compostela, deserto do Atacama, África, Austrália, Américas, Chapada dos Veadeiros e Estrada Real. Depois de todas essas palestras foi impossível não ficar com água na boca, com vontade de pegar a bicicleta e sair pedalando.

E para matar um pouco essa vontade de viajar de bicicleta que nos leva cada dia a um passeio diferente, grupo de ciclistas seguiu para explorar as estradinhas que cortam as serras da região, passando por belas paisagens, cachoeiras e, é claro, os tradicionais alambiques da região de Monte Alegre.

O cicloturismo, longe de ser uma competição, pretende ser uma forma de conhecer melhor os lugares, interagir com a natureza, com as pessoas e com a cultura local de uma forma mais autêntica.

Não importa a idade, não importa com qual bicicleta ou nem mesmo o tipo físico, o que importa mesmo é escolher um roteiro adequado para suas características e se lançar na aventura de conhecer o mundo de um jeito diferente, com a liberdade que só a bicicleta oferece.

O III Encontro Nacional de Cicloturismo teve o patrocínio de Unimed Amparo, e os apoios de Hotel Riacho Verde, Pousada da Fazenda, Além da Trilha, Pousada Cachoeira, Pousada Cafezal em Flor, Ibiti Hotel Rural e Webventure.

* Eliana Garcia: Bióloga, completou mais de 10 mil quilômetros em cicloviagens, desde 1988. Dentre estas destacam-se: Expedição Parques del Sur (em que percorreu 4200 km passando pelo Chile, Argentina, Uruguai e Sul do Brasil), Expedição Titicaca, Sertão Nordestino, além das travessias do Pantanal, das Chapadas Diamantina, dos Guimarães, dos Veadeiros e da Serra da Canastra. É fundadora e coordenadora do Clube de Cicloturismo do Brasil e fabricante dos alforjes Arara Una (www.ararauna.esp.br).

Este texto foi escrito por: Eliana Garcia*

Last modified: outubro 13, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure