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Equipes falam de suas expectativas no Terra Brasil

Redação Webventure/ Offroad

Para quem está na liderança do Campeonato Brasileiro de Rali Cross-country, muita coisa ainda pode mudar. A sexta etapa do campeonato brasileiro da modalidade e quarta da Copa Baja, o Rally Terra Brasil, que começa amanhã (09/10) no Espírito Santo vai reunir os melhores pilotos e navegadores do país em um evento que percorrerá todo o estado capixaba.

“Uma prova com peso dois no final do campeonato pode virar os resultados de ponta cabeça: se uma dupla estiver liderando e não for bem na prova, a que está na segunda posição pode abrir uma vantagem difícil de ser recuperada na última etapa da temporada. Estamos apostando nisto”, explicou Marcos Baumgart, piloto da Vedacit, equipe que está em segundo e terceiro lugar na categoria Super Production do Brasileiro.

Além da preocupação com os números, o nível de dificuldade do Terra Brasil irá pesar bastante nos resultados. “É um mini Sertões. Irá mesclar todo tipo de terreno e tem o agravante da etapa Maratona, onde a manutenção é feita pelos próprios pilotos. Está certo que é uma ‘meia-maratona’, por ser uma etapa curta onde provavelmente não haverá manutenção, mas pode ter certeza que será um agravante para as dificuldades”, comentou Baumgart. “Vai ser difícil, mas divertido. Estamos no Espírito Santo. Aqui, pedras, areia, curvas de nível e um visual maravilhoso fazem da região um dos melhores lugares do Brasil para disputar um rali”.

Jerry McDonald na equipe – O americano Jerry McDonald veio ao Brasil para esta prova a convite novamente da equipe Chevrolet Rally. Há três anos, ele criou o protótipo de S10 que venceu o Rally dos Sertões no ano seguinte, com Édio Füchter. O piloto e construtor de carros está revisando as alterações que a equipe Chevrolet fez após o Rally do Café, quando desmontou a S10 que corre na categoria Protótipos com a dupla Edu Piano e Rogério Almeida.

Meticuloso e perfeccionista, Jerry McDonald fez questão de avaliar as duas picapes S10 em trilhas nos arredores de Vitória, enquanto que a equipe Chevrolet aproveitou para colocar toda a estrutura para mais uma avaliação. “No Off Road, nunca o carro de corrida está pronto.

Apesar de todo o planejamento, sempre nós estamos desenvolvendo mais alguma coisa, até na hora da largada. Então, fizemos um shakedown nesta sexta-feira, para uma checagem final de motor, suspensão, transmissão e dos comandos elétricos”, explicou o bem-sucedido engenheiro norte-americano.

Quem lidera em caminhões é a dupla fluminense Carlos e Guido Salvini, necessitando ficar apenas em terceiro lugar nesta competição para terem a vitória garantida na competição anual. Segundo Guido Salvini, o caminhão Mercedes Benz 1728 Flex Truck, que está sendo usado pela dupla desde o Sertões, é muito confiável, com grande durabilidade e baixo percentual de quebra durante as provas.

Carlos Salvini destaca a resistência do caminhão e aponta um outro fator: a atenção redobrada. “O Terra Brasil é uma prova longa, com etapas maratona (em que os mecânicos não podem realizar reparos nos veículos) e isso nos favorece, pois o nosso caminhão dificilmente quebra. Fizemos uma preparação muito boa para esta competição e acertamos vários detalhes. Mas, além de contar com o equipamento, que é muito bom, temos de errar pouco”, afirmou.

Na segunda colocação em caminhões, está a dupla Ricardo Domingues e Nilo de Paula (Território 4×4), seguidos de Felício Bragante e Patrícia Romanatti.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: outubro 8, 2004

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