Resultado do prêmio Mountain Voices
Saiu o resultado do prêmio Mountain Voices de Escalada e Montanhismo, realizado pelo jornal Mountain Voices e apoiado pelo Webventure. O prêmio foi uma forma de reconhecer publicamente os melhores profissionais e atletas deste meio esportivo.
As categorias eram Escalada Esportiva, Escalada Tradicional, Escalada Alpina, Grandes Paredes (Big Wall) e Alta Montanha. A organização do prêmio escreveu onde está localizada a via ou a montanha. A escalada deveria ter acontecido em 2003, necessariamente.
Melhor escalada
Com 38% dos votos ficou a montanhista Roberta Nunes, que participou do projeto da conquista feminina no fiorde Maujit Gorgassasia, com 1.620 metros de via em granito, em estilo alpino, sem bater bolts. A ascensão foi toda em tradicional, além de ser a maior rota de escalada aberta por mulheres registrada na história do montanhismo, foi também primeira ascensão desta montanha.
Categoria:
Em segundo lugar, com 33% dos votos, ficou Eduardo de Morais, com a Carvalho Boulder STAINED GLASS V10. Foram quatro dias de tentativas até encadenar esse clássico boulder de Buttermilk. São 7 regletes bem pequenos com um bote no final.
Categoria:
Com 19% dos votos, ficaram Sérgio Tartari e Luciano Fiorenza, na Speed Climbing das vias Leste, Arco da Velha e Decadénce Avéc Elegance, num total de 2.000 m de escalada, saindo do Refúgio das Águas e retornando ao mesmo local num total de 18 horas.
Categoria:
Ícone em Montanhismo
Uma categoria especial, chamada Ícone, elegeu um único montanhista/escalador pelo conjunto de sua obra. Assim, além da inscrição como feito de 2003, o candidato poderá inscrever-se nesta outra categoria caso suas conquistas tenham o sentido de um conjunto.
Na votação, este prêmio de reconhecimento ficou para Eduardo Morais de Carvalho, com 30% dos votos.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: outubro 27, 2004