Piloto Garganta quebrou recorde catarinense. (foto: Arquivo Webventure)
O Campeonato Catarinense de Parapente, que aconteceu entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro, em Tangará (SC), apresentou uma quebra de recorde. Na segunda-feira, Sérgio Furtado, de Florianópolis, pousou em Sananduva, no Rio Grande do Sul, depois de voar 102 quilômetros. Garganta, como é conhecido, quebrou o recorde anterior de 84 quilômetros. Como prêmio, o atleta levou pra casa R$ 1000.
Nos quatro dias de competição, foram realizadas três provas, sendo a de domingo cancelada devido à chuva. No último dia, apenas quatro atletas conseguiram completar a prova. Rodrigo Mala, de Araranguá, Ricardo Moritz, de Florianópolis, Gustavo Wiggers, também de Florianópolis e Artur Bernardo, de Blumenau, foram os únicos que chegaram ao “gol” local determinado para a chegada no trevo da Hidrelétrica de Campos Novos.
Além dos atletas catarinenses, um gaúcho também foi destaque na competição. Na soma dos pontos das três provas, o gaúcho Luciano Bafinho foi o vencedor da etapa de Tangará. Mas Bafinho não pôde ser campeão catarinense, por fazer parte da Federação Gaúcha de Parapente. Eu até tentei, mas eles não me aceitaram, brincou o terceiro lugar no Sul Brasileiro de Parapente. Em segundo lugar, ficou Artur Bernardo, de Blumenau, que até agora lidera o Campeonato Catarinense. Em seguida aparece Gustavo Wiggers, de Florianópolis.
Os atletas consideram essa etapa a mais importante do campeonato, já que a região é avaliada como a melhor para a prática do esporte em Santa Catarina. Voar nessa região é como voar em Minas, que tem as melhores condições de vôo do Brasil. Aqui as condições climáticas são ideais, comentou Bafinho, que faz parte da equipe brasileira de Parapente.
A última etapa do Campeonato Estadual está prevista para o fim do mês, em Pomerode, no Vale do Itajaí. Além de Artur Bernardo, os favoritos ao título de campeão catarinense são Gustavo Wiggeres, André Rotet e Mark Behling.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: novembro 5, 2004