Carlo de Gavardo (foto: )
Direto de La Cumbre (Argentina) – Campeão do mundo. Esse é o piloto chileno Carlo de Gavardo, que hoje (05/11) foi oficialmente condecorado campeão do mundo do Campeonato Mundial FIM na categoria 450cc, na Superproduction. Graças a um problema que houve na moto do piloto Christian Beneke (LUX) na terceira etapa, o piloto não largou ontem e assim estava garantindo a vitória de De Gavardo.
A festa de encerramento do Rally Por Las Pampas é hoje no Golf Club, com premiação para os competidores deste rali e do mundial de cross-country da FIM.
Esse chileno de 35 anos, que já participou três vezes do Rally Internacional dos Sertões e corre há 14 anos, na próxima edição do Rali Dakar, em janeiro próximo, completará 10 anos de participação no maior rali do mundo. Piloto oficial da KTM, que desde 2001 investe nos pilotos que representam a fábrica.
“É uma grande felicidade conquistar o segundo campeonato mundial, mas estou mais satisfeito que no primeiro título, diz ele, que foi campeão pela primeira vez em 2001. Sinto-me muito mais experiente e com um profissionalismo diferente de anos atrás. Quando se trabalha com uma equipe que tem um mesmo caminho a seguir, se percebe que os projetos e os objetivos que o time oficial exige podem ser cumpridos com excelentes níveis de rendimento.
De Gavardo venceu duas das cinco etapas do Rally Por Las Pampas, sempre na companhia das outras duas estrelas da equipe KTM: o sul-africano Alfie Cox e o australiano Lee Palmer. Cox, absoluto em sua técnica e força para pilotar a KTM 660 Rally, venceu a especial mais longa, no terceiro dia, e nos outros ficou em segundo lugar.
Rali intenso – A última etapa do mundial da FIM, o Rally Por Las Pampas, termina hoje em La Cumbre, cidade serrana na Província de Córdoba, após cinco dias de especiais intensas. Foram 2.200 quilômetros de prova, entre deslocamentos e trecho cronometrados. O rali, válido pelos mundiais de cross-country de carros (FIA) e motos e quadriciclos (FIM), teve a presença de 30 motos e oito carros, contando com o campeão mundial Khalifa Al Mutawei, que veio competir apenas para conhecer o país.
A maior especial teve 634,25km, com três zonas neutras para abastecimento. Nas motos, o melhor tempo foi de Alfie Cox (KTM Racing), com 12h18m12. O último piloto de moto a chegar sem penalização foi do francês Pascal Minaux, com 16h31m55. Entre os brasileiros o melhor foi Sylvio Barros Neto, com 13h22m14, chegando em nono lugar.
É o primeiro ano que Carlo de Gavardo corre com uma moto de 450 cilindradas (em 2003 usou uma KTM 700 da equipe oficial de fábrica). Ele já está se antecipando à uma tendência mundial e que provavelmente deve ser concretizada em 2006: a proibição de motos com mais de 450 cilindradas em provas oficiais de rali, como o mundial, o Paris-Dakar e o próprio Rally dos Sertões.
Os motivos da mudança radical não é só esportivo, mas principalmente econômico. Acredita-se que limitando a cilindrada das motos haveria mais competitividade entre os pilotos e entre as marcas de motocicletas, que passariam a se interessar e investir mais em grandes ralis. Atualmente os maiores fabricantes, como Honda, Yamaha, Kawasaki e Husqvarna, não têm participado de provas com equipes oficiais.
Desde 2001, quando começou o campeonato mundial de rali cross country, a austríaca KTM vem conquistando todos os títulos e reina absoluta. A supremacia da marca européia também é notada nas últimas edições do famoso Dakar.
O Rally dos Sertões já está sintonizado com as prováveis mudanças de regulamento. Essa é uma tendência mundial e nós vamos acompanhá-la, fazendo a prova para motos de até 450 cilindradas, adiantou Marcos Moraes, organizador da prova brasileira. Ele correu o Rally Por Las Pampas com uma Yamaha WR 450.
Este texto foi escrito por: Cristina Degani
Last modified: novembro 5, 2004