Foto: Pixabay

IML afirma que a ciclista Dayane Rita morreu por infecção intestinal aguda

Redação Webventure/ Biking, Canoagem

Direto de Teresina (PI) – Nesta terça-feira (16/11) foi realizada uma coletiva de imprensa em Teresina para esclarecer o caso da ciclista Dayane Rita de Moura, que morreu na madrugada do último domingo (14/11) após a terceira etapa do Bike Race Across, no Piauí.

Dayane foi encontrada aproximadamente no km 60 pela equipe de imprensa já desacordada. Imediatamente o resgate foi acionado e ela foi levada ao hospital da cidade de São Raimundo Nonato, sede do Parque Nacional da Serra da Capivara. Segundo o Dr. Flavio Ernane Dias Borges, médico que a avaliou, ela apresentava estado de coma e foi encaminhada de ambulância para a capital Teresina. Infelizmente a atleta não resistiu e morreu 50 km antes de chegar ao município de Floriano (PI).

A hipótese de que Dayane teria competido com meningite já foi descartada pela família da atleta, que disse que ela nunca apresentou sintomas. Outra questão mencionada seria a de desidratação, mas no momento em que a atleta foi encontrada na trilha, já desacordada, ainda havia soro em sua mochila de hidratação. Borges também ressaltou que após a hidratação médica ela não voltou ao estado de consciência, o que descarta a desidratação como causa da morte.

O médico legista Walquer Prado, que examinou o corpo no IML de Teresina, afirmou na manhã desta terça-feira que Dayane sofreu uma infecção intestinal aguda, mas que não tem como investigar o caso com mais detalhes porque a família da ciclista não autorizou a autópsia.

Dr. Clemar, chefe da equipe médica das maiores competições de esportes de aventura no Brasil, comentou o ocorrido. “Acredito que ela tenha morrido por hipertermia (alta temperatura do corpo), pois a temperatura ambiente estava 42º C. Na hipertermia grave pode haver lesões cerebrais importantes com coma e morte”.

Acusações – A Federação Piauiense de Ciclismo afirma que a prova é pirata, ou seja, não foi solicitada uma autorização ao órgão para que ela pudesse ocorrer. Mas a empresa Action Adventure Group, organizadora do evento, possui a documentação de que a autorização foi pedida ainda no começo do ano, no dia 10 de fevereiro, encaminhada ao Sr. Luis Marcio Salustiano Pereira, então presidente da Federação. Vale lembrar que esta foi a 4ª edição do Bike Race Across.

Este texto foi escrito por: Camila Christianini

Last modified: novembro 16, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure