Raquel Guilhon ficou com o segundo lugar na prova. (foto: Tom Papp/Webventure)
Não houve surpresas na última etapa do Campeonato Brasileiro de Escalada Esportiva, que teve sua grande final ontem (21/11), no ginásio de escalada Casa de Pedra, em São Paulo (SP). Os campeões paulistas André Berezoski e Janine Cardoso confirmaram a boa fase e venceram a etapa do nacional, ficando com o título.
Representantes de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná disputaram a prova na modalidade Dificuldade, em que a superação na escalada se passa através de vias com graduação de até 10A, como a da final para os homens.
Foram 15 competidores na categoria Master Masculino e seis na Master Feminino. Ao longo de todo o domingo, o ginásio da Casa de Pedra recebeu grande público, que assistiu com atenção a tudo.
Na fase semifinal masculina, a via teve graduação de 9A. “Fiquei surpreso, porque esperava uma semifinal mais difícil”, revelou o carioca Fábio Muniz, que entrou na prova empatado em pontos com André Berezoski. Já Thiago Veloso, Matheus Veloso, Gabriel Soares, Caio Sanfelicce, Carlos Gouveia e Augusto Portugal não passaram à decisão.
E na via final, de 10A, a experiência fez a diferença a favor de Berezoski, que conquistou seu terceiro título brasileiro. Instrutor de escalada, ele completou a via da semifinal e da final – foi o único a chegar no topo da via decisiva.
A vitória em casa levou Belê, como é conhecido, a 265 pontos, contra Fábio Muniz, que acabou em segundo na prova e no ranking.
Pódio – O pódio da etapa paulista teve também César Grosso em terceiro, Daniel Hans em quarto e Anderson Gouveia em quinto. Já na classificação geral, Daniel acabou na terceira posição, seguido por Anderson e César.
André Berezoski, que já havia sido campeão em 2002 e 2003, terminou a atual temporada com um terceiro lugar na etapa de abertura, no Paraná, e com vitórias no Rio e em São Paulo. “Estou muito feliz e realizado com o resultado”, afirmou o paulista.
A brasileira campeã em Escalada Esportiva foi a paulista Janine Cardoso, que somente precisava disputar a terceira etapa para garantir o título. Na noite de ontem (21/11) ela fez muito mais que isso. Em grande fase, Janine completou a via da semifinal e da final, assegurando a vitória – pois já havia ganhado as duas outras.
Ela foi a única a encadenar a via grau 8B decisiva. Com o resultado, chegou a 120 pontos, contra apenas 61 de Thais Makino, que acabou com o vice-campeonato. Além de Janine, o pódio da etapa, disputada no ginásio da Casa de Pedra, em São Paulo, teve Raquel Guilhon em segundo e Thais Makino em terceiro. Ana Luisa Makino, campeã brasileira em 2003, terminou a etapa no quarto lugar, seguida por Thaís Quacchia e Luísa Banks.
“Para mim esse título é muito valioso”, desabafa Janine. “Há bastante tempo venho correndo atrás dele e hoje ele é meu”, comemorou com um largo sorriso. “Estou treinando forte e os resultados apareceram”, emendou a paulista, de 30 anos.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola
Last modified: novembro 22, 2004