Foto: Pixabay

Jaraguá recebe encontro da Femesp

Redação Webventure/ Montanhismo

CAP fazendo limpeza em 2003 no Pico do Jaraguá (foto: Femesp/ Rodolfo Cândido)
CAP fazendo limpeza em 2003 no Pico do Jaraguá (foto: Femesp/ Rodolfo Cândido)

A Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo (Femesp) organizará neste fim de semana (11 e 12/12) o segundo encontro do programa Adote uma Montanha. O evento acontecerá no Parque Estadual do Jaraguá, em São Paulo.

O objetivo do encontro será unir todos os grupos inscritos no projeto e fazer um balanço das ações de preservação ambiental ao longo do ano de 2004. São esperados mais de 40 montanhistas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Para que haja evolução dos grupos, a Femesp também organizará duas oficinas: Manejo e Recuperação de Trilhas; e Mínimo Impacto em Ambientes Naturais e Sinalização. Os responsáveis pelos cursos serão próprios voluntários do CEU Centro Excursionista Universitário.

Faz parte também do planejamento para o fim de semana uma reunião na qual os grupos terão a oportunidade de apresentar os trabalhos e ações realizados em 2004, para promover troca de experiências e divulgar melhor as práticas.

“Também queremos ouvir dos participantes idéias para o próximo ano, para que possamos em 2005 ir acompanhando o andamento daquilo que havia sido planejado”, explica Silvério Nery, presidente da Femesp.

Com a intenção de estimular os grupos participantes, a organização do Adote uma Montanha realizará a partir deste ano uma premiação. Serão reconhecidos o melhor trabalho de preservação, manutenção e educação ambiental realizados pelos grupos.

Para tornar a premiação democrática, todos participantes terão direito a voto. Aquele que for mais indicado será eleito o melhor grupo do Adote em 2004. E para o próximo ano, a Femesp pretende viabilizar a votação eletrônica através de um site.

Por falar em 2005, sobram planos para a Femesp. “Queremos buscar patrocinadores, pois eles serão fundamentais para o crescimento do projeto”, admite Silvério Nery, presidente da Femesp.

A estrutura do Adote uma Montanha hoje conta com 18 grupos ativos, de três estados. A fundação da Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME), da qual Nery também é presidente, pode ajudar a alavancar o projeto, que deixa de ser regional e passa a ser nacional.

“Esse é um dos nossos próximos objetivos. Queremos a adesão de grupos de vários estados”, ressalta o presidente da CBME e da Femesp. A partir de 2005 o projeto deixa de ser da Femesp e passa para a CBME, mas continuará tendo a mesma equipe de coordenação.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 10, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure