Foto: Pixabay

Equipe de Paulínia usa bicicross para trabalhar com portadores de necessidades especiais

Redação Webventure/ Biking

Pilotos da APAE. (foto: Divulgação)
Pilotos da APAE. (foto: Divulgação)

A Equipe de Bicicross Petrobras/Paulínia conquistou o tetracampeonato brasileiro, a Copa Regional e o vice-campeonato paulista. Mas uma das maiores conquistas foi o trabalho realizado com deficientes que agora também fazem parte do mundo do bicicross.

O projeto começou em 2003 com quatro alunos e hoje conta com oito atletas especiais da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Paulínia, que treinam com os demais atletas da escolinha do clube, melhorando a concentração, disciplina, auto-estima, capacidade de aprendizado e integração através do esporte.

Neste ano eles estrearam na Copa Regional de Bicicross numa categoria especial, fato inédito dentro dos esportes de aventura brasileiros. O avanço neste projeto não parou por aí, pois em 2005, os pilotos especiais da equipe farão sua estréia no Campeonato Paulista, disputando quatro etapas, além de já terem presença confirmada em pelo menos uma das etapas do Campeonato Brasileiro do ano que vem.

A meta é incentivar outros clubes do país a investirem também em pilotos especiais e começar uma campanha para incluir o bicicross nos Jogos Paraolímpicos de 2008, já que a modalidade já está incluída nas Olimpíadas de Pequim. O Centro Integrado de Deficientes de Paulínia(CINDEP) também tem dois de seus alunos com deficiência auditiva treinando na escolinha de bicicross e participando da Copa Regional numa categoria específica.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: dezembro 22, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure