Foto: Pixabay

André Azevedo conta mudanças no caminhão

Redação Webventure/ Offroad

André Azevedo em Barcelona. (foto: Henrique Skujis/Divulgação)
André Azevedo em Barcelona. (foto: Henrique Skujis/Divulgação)

Exclusivo, da redação do Webventure – Não chega a ser um caminhão novo, mas o Tatra 815 Dakar Terrno que André Azevedo e Luiz Azevedo pilotarão durante o Rali Dakar 2005 contará com três mudanças principais: no peso, no motor e nos amortecedores.

A questão do peso é algo que de certa forma anima André Azevedo. Afinal, seu caminhão estará mais leve que em 2004. “Diminuiu cerca de 300 quilos. Num caminhão de dez toneladas não é muito, mas com o tempo percebe-se a diferença”, explica o piloto.

No motor, houve um ganho de potência. “Hoje ele está 2% ou 3% mais forte. Assim o caminhão consegue alcançar a velocidade final de uma forma mais rápida”, comemora o brasileiro, vice-campeão no Dakar em 2003.

No que diz respeito à mudança nos amortecedores, o motivo é de fácil entendimento. “Resolvemos colocar novos amortecedores com dissipadores de calor. A intenção é não deixá-los esquentar muito durante o deserto, para evitar risco de quebra”, afirma, precavido.

O Tatra 815 foi fabricado em 2001 e tem motor Tatra refrigerado a ar, com 19.000cc, turbo intercooler e 750HP.

Este texto foi escrito por: Jorge Nicola e Cris Degani

Last modified: dezembro 29, 2004

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure