O caminhão mais rápido da 27a. edição do Rali Barcelona Dakar foi do russo Firdaus Kabirov, que completou seis vitórias da equipe Kamaz na maior competição de rali do mundo. Hoje (16/01) a vitória da última especial, próxima à cidade de Dakar, no Senegal, foi de Vladimir Tchaguin, que teve a quinta especial ganha neste rali. A especial de hoje teve 31 quilômetros, e Tchaguin completou com 24min52seg, ficando em segundo lugar Hugo Duisters (DAF) – a 1minuto e 43 segundos de Tchaguin – e em terceiro Kabirov – a 3 minutos e 5 segundos de Tchaguin.
Quatro vezes campeão do rali Dakar, Tchaguin perdeu esta edição na especial entre Zouerat e Tichit, quando seu caminhão ficou sem combustível, na maior especial deste rali, de 660 km, no mesmo dia que o piloto brasileiro André Azevedo perdeu suas esperanças de estar entre os primeiros de caminhão, ficando parado no deserto com seu Tatra também sem combustível.
Mas o título ficou na equipe russa Kamaz e isso que importa. “Pessoalmente eu estou mais feliz com esta vitória do que quando ganhei pela primeira vez em 1999”, disse ontem Kabirov. “Eu controlei uma corrida rápida neste ano, sem grandes problemas, e estou especialmente orgulhoso de não ter tido problema de combustível na etapa de 660 km”, revelou o piloto russo.
Maior especial foi determinante – Esta etapa na Mauritânia determinou o rali para várias equipes, pois a falta de combustível em um especial tão complicada, agravada pelo mau tempo, e pela distância, tirou equipes como o campeão Tchaguin da briga pelos primeiros lugares. “Eu pilotei devagar naquela especial, com cautela, porque estava preocupado com a falta de combustível. De fato, eu pensava que seria o último caminhão a chegar em Tichit”.
Para os japoneses da Hino, que venceram o rali na segunda posição, é tudo muito mágico e inesperado. “Com nosso caminhão pequeno vencer foi quase um milagre”, disse o piloto Yoshimasa Sugawara. “Nosso veículo é de confiável e usei minha experiência em momentos ideiais. Será difícil manter essa expectativa no futuro, então nós vamos curtir essa vitória, essa boa performance. Mas nunca se sabe, talvez no ano seguinte nós bateremos os caminhões da Kamaz ou da DAF”, brinca Sugawara.
Confira a classificação geral de caminhões:
1) 520 KABIROV / BELYAEV / MOKEEV (Kamaz) 71h 13′ 55″ 00′ 00″
2) 500 SUGAWARA / HAMURA (Hino) 77h 18′ 14″ 6h 04′ 19″
3) 503 VISMARA / BELLINA / CAMBIAGHI (Mercedes) 78h 00′ 23″ 6h 46′ 28″
4) 521 DE ROOY / COLEBUNDERS / SMULDERS (DAF) 78h 51′ 38″ 7h 37′ 43″
5) 516 DE ROOIJ / COLSOUL / SLAATS (DAF) 80h 48′ 34″ 9h 34′ 39″
6) 501 SUGAWARA / SUZUKI (Hino) 82h 19′ 28″ 11h 05′ 33″
7) 522 ALEN / TONI / MICOZZI (Iveco) 82h 40′ 14″ 11h 26′ 19″
8) 542 SADLAUER / MAIER / (Mayer Man) 83h 32′ 45″ 12h 18′ 50″
9) 543 REIF / PICHLBAUER / HUBER MAN 83h 48′ 34″ 12h 34′ 39″
10) 552 GOVAERE / GHERARDYN / DESPIEGELAERE GINAF 85h 17′ 19″ 14h 03′ 24″
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: janeiro 16, 2005