O mergulhador João José Vasconcelos Jr., seqüestrado no Iraque por um grupo de terroristas ligado à rede terrorista al Qaeda, de Osama bin Laden, teve sua identidade revelada através de uma carteira de mergulho da certificação internacional PDIC.
João foi certificado Open Water em janeiro de 1998 pelo atual Instrutor Trainer PDIC Fernando Campagnoli. A comunidade mergulhadora, segundo o site da PDIC (www.pdic.com.br) está divulgando notas de apoio sobre o esclarecimento do caso.
O mergulhador trabalha para a construtora Norberto Odebrecht. De acordo com a assessoria do Ministério das Relações Exteriores, “não há dissonância entre o trabalho do governo brasileiro e os esforços da construtora na condução das investigações e possíveis negociações”. O que está acontecendo, segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, “é um trabalho conjunto que está sendo desenvolvido paralela e sigilosamente”.
A Odebrecht informou que um funcionário foi nomeado para comandar as negociações. É o diretor da construtora na Flórida, Luiz Teive Rocha. Ele está aguardando o contato dos seqüestradores em Londres, na empresa Janusian, que fazia a segurança do engenheiro no momento da emboscada.
Num vídeo divulgado no sábado (22/01), um grupo obscuro que se intitula Esquadrões al-Mujahedeen reivindicou a autoria do seqüestro. O grupo disse ter atuado com ajuda do Exército de Ansar al-Sunna, um grupo de insurgentes extremistas responsável por importantes ataques a estrangeiros e às forças de segurança que atuam no Iraque.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: janeiro 26, 2005