Xuxa da Telexpo Brasil antes da largada (foto: Tico Utiyama)
Continuam poucas as informações sobre as equipes brasileiras no Desafio dos Vulcões, corrida que acontece na Patagônia argentina e chilena, que teve largada no domingo (30/01) e termina até o fim desta semana. A equipe Telexpo Brasil desistiu de competir logo na primeira perna de canoagem, pois o caiaque dos atletas Vitor Teixeira e Rose Hoepnner afundou após a largada.
“Estávamos a sete quilômetros do PC 1 quando uma das nossas embarcações afundou no Lago Huechulafquen, conta Ricardo Tamaoki, o Xuxa, capitão da equipe. Era aproximadamente sete horas da noite, três após a largada. Infelizmente, o caiaque de Vitor e Rose era muito ruim e começou a encher de água e foi afundando. Nossa sorte foi que havia uma embarcação de resgate da prova por perto e resgatou a dupla, porque a água estava a 12 graus.
Xuxa disse ainda que a dupla foi imediatamente atendida pelos médicos da prova, pois a água muito fria iniciou um processo de hipotermia nos atletas. Foi Rose quem sofreu mais com isso, porém logo se reabilitou. A água que predomina no lago é proveniente do degelo nas altas montanhas. O lago também é conhecido pelos ventos e ondas que forma, não sendo especificamente tranqüilo de se navegar.
A idéia de Xuxa era de fazer algumas parte da prova, como os trechos de trekking entre as montanhas. Mas no fim do dia a equipe desistiu mesmo de competir.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: fevereiro 1, 2005