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Regras do Enduro a Pé ou Trekking de Regularidade

Redação Webventure/ Trekking

O Enduro a Pé (ou Trekking de Regularidade) é uma prova de regularidade cujo objetivo é percorrer a pé um trajeto específico dentro de velocidades médias e condições estabelecidas pelo organizador da prova.

A prova é disputada por equipes formadas por 2 a 6 integrantes.

Cada equipe possui um horário próprio de largada.

A ordem de largada das equipes é definida pelo organizador.

A planilha de navegação fornecida define o trajeto a ser percorrido e contém ainda informações como distâncias, velocidades médias, tempos de paradas (neutralizados) etc.

Cada equipe deve calcular e cumprir o seu horário ideal em cada ponto do trajeto com base no seu horário de largada e nas velocidades médias, distâncias e tempos de paradas fornecidos na planilha de navegação.

Cada equipe inicia a prova com zero pontos.

Para medir o desempenho de cada equipe cabe ao organizador posicionar os postos de controle (PCs) ao longo do trajeto regular da prova. Nos PCs as equipes acumulam pontos devido a atrasos, adiantamentos ou penalidades. Ao final da prova é declarada vencedora a equipe que acumular menos pontos.

O trajeto de uma prova é constituído por uma série de trechos consecutivos. Cada trecho deve se enquadrar em um dos tipos relacionados a seguir.

Trecho de Velocidade: é um trecho onde a distância a ser percorrida e a velocidade média são informadas na planilha de navegação;

Trecho de Distância Omitida: é um trecho onde apenas a velocidade média é informada na planilha de navegação. Neste tipo de trecho, a distância a ser percorrida deve ser medida (estimada) por cada equipe para efeito do cálculo do seu horário ideal;

Deslocamento: é um trecho onde a equipe deve se deslocar de um ponto a outro dentro de um intervalo de tempo informado na planilha de navegação. Um deslocamento normalmente serve para a travessia em segurança de rios, lagos, atoleiros, rodovias etc;

Neutralizado: é um trecho onde a equipe deve permanecer parada por um intervalo de tempo definido na planilha de navegação. Normalmente este tipo de trecho serve para descanso, realização de cálculos, alimentação, etc;

Ramificação: é um trecho onde um ou mais integrantes de cada equipe devem percorrer um trajeto específico descrito na planilha de navegação. O intervalo de tempo máximo para percorrer a ramificação também é definido na planilha de navegação;

Prova Especial: é uma atividade inserida durante o trajeto da prova sendo que as instruções, a obrigatoriedade ou não e o intervalo de tempo para execução são definidos na Planilha de Navegação.

A prova deve possuir ao menos duas categorias distintas, uma principal denominada “Graduados” para equipes experientes e outra denominada “Trekkers” para equipes iniciantes.

O intervalo de tempo na largada da categoria Graduados deve ser igual para todas as equipes e não pode ser menor que 2 minutos.

Os postos de controle são os responsáveis por coletar os tempos de passagem das equipes durante a prova. Os PCs existentes ao longo de uma prova devem se enquadrar na relação a seguir.

PC de tempo: é o Posto de Controle que registra o horário real de passagem das equipes em um determinado ponto do trajeto da prova;

PC de distância (virtual): é o Posto de Controle que registra a distância medida pelas equipes entre dois pontos do trajeto conforme instruções na planilha ou conforme instruções do organizador;

PC de roteiro: é o Posto de Controle que simplesmente registra a passagem de uma equipe em determinado trecho ou ainda que registra o cumprimento de uma prova especial ou ramificação.

Na passagem de uma equipe por um PC de tempo, cada segundo de atraso em relação ao seu tempo ideal acarreta em 1 ponto de penalização, com limite máximo de 1200 pontos (20 minutos de atraso).

Na passagem de uma equipe por um PC de tempo, cada segundo de adiantamento em relação ao seu tempo ideal acarreta em 2 pontos de penalização, com limite máximo de 1200 pontos (10 minutos de adiantamento).

Nas distâncias aferidas pelas equipes registradas pelo PC de distância (virtual), cada metro de erro acarreta 1 ponto de penalização, com limite de 600 pontos.

A equipe sofre penalização de 2000 pontos para cada Posto de Controle de Tempo onde não tiver registrado o horário da sua passagem.

A equipe sofre penalização de 2000 pontos para cada Posto de Controle de Distância onde não tiver registrado a distância por ela aferida.

A equipe sofre penalização de 2000 pontos para cada Posto de Controle de Roteiro onde não tiver registrado a sua passagem.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: fevereiro 18, 2005

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