Foto: Pixabay

Feira de Santana foi palco da corrida Carrasco da Aventura

Redação Webventure/ Corrida de aventura

Trecho de trekking. (foto: Anderson Horst)
Trecho de trekking. (foto: Anderson Horst)

No último sábado (26/02) aconteceu a 1ª edição da corrida Carrasco d’ Aventura, na região de Feira de Santana, na Bahia.

Cerca de 40 atletas divididos em dez equipes (quartetos e duplas) percorreram 80 km em plena caatinga e debaixo de um sol de quase 40 graus. A prova contou com as modalidades orientação, trekking, mountain bike, natação, canoagem e técnicas verticais (ascensão e rapel).

A prova – A largada foi dada às 9 horas da manhã e as equipes dispararam com suas bikes nos primeiros 17,5 km com vários down-hills (descidas íngremes) até o início da travessia a nado. Os atletas tiveram que escolher o melhor trecho para atravessar o Rio Jacuípe nadando.

Após a natação, as equipes chegaram na Igrejinha de Santa Luzia, fundada em 1656, e a partir dali tiveram que se orientar muito mais, para alcançar o próximo posto de controle, onde estavam as catraias, barquinhos de madeira típicos de pescadores da região. Algumas equipes tiveram muitas dificuldades em remar, mas outras se adaptaram muito bem e conseguiram ganhar posições.

Depois da canoagem as equipes chegaram na ponte da BR-116, para realizarem a ascensão com cordas em 15 metros de altura. As equipes chegavam remando até embaixo da ponte e, de dentro do barco, dois atletas realizavam a ascensão, enquanto os outros dois desciam rapelando.

Dali foram mais 2 km de canoagem até chegarem à pista de Orientação, que foi um verdadeiro teste da modalidade. Algumas equipes se deram bem, mas outras tiveram muita dificuldade, levando quase 3 horas para percorrer 7 km.

Ao subir o Monte Alto (Morro da Cobra) todas as equipes foram presenteadas com a bela vista. Mas, ainda tinha muita prova pela frente, cerca de 20 km até o final.

Na descida do monte as equipes tiveram que passar pelo carrasco, uma vegetação hostil e dura, cheia de arbustos com espinhos. Neste trecho muitas equipes se perderam por entre a vegetação e algumas já estavam bastante desidratadas.

Foi uma prova de muita explosão, resistência física, técnica e estratégia. Uma disputa muito acirrada, onde só no último instante ficou definido a equipe campeã, a Rumo Certo, que chegou após 12h20min de prova.

Um dos destaques foi a equipe Camaleão Trekkers, que surpreendeu a todos com o segundo lugar. Esta equipe se formou um dia antes da corrida. A última equipe chegou exatamente à meia-noite, totalizando 14h45min de prova. Mais informações sobre a prova no site www.daventura.com.br.

Classificação Final

Categoria Quarteto Misto

1)Rumo Certo Salvador (BA) – 12h20m
2)Camaleão Salvador (BA) – 12h55m
3)Bike Rei – Feira de Santana (BA) – 12h58m
4)Zumbi dos Palmares Maceió (AL) – 13h08m
5)Companheiros de Aventura Salvador (BA) – 14h14m
6)Makaira Adventure Pangéia Salvador (BA) – 14h41m
7)Impacto Informática – Feira de Santana (BA)- 13h45m (Corte no PC7)
8)Espírito Selvagem Pangéia Salvador (BA)- Desistência após o PC 10

Categoria Dupla

1)Tuaregues Salvador (BA) – 13h59m
2)Insanos Salvador (BA) – 14h45m
3)Agreisor Explorer Salvador (BA) – 13h05m (Corte no PC7)
4)Mateiros Salvador (BA) – Desistência no PC5

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 2, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure