Categoria K1. (foto: Arquivo Webventure)
A canoagem slalom é praticada em rios com corredeiras, num percurso que varia entre 250 e 400 metros. Através de arames suspensos são penduradas até 25 portas que devem ser ultrapassadas na seqüência numérica e no sentido – a favor e contra a correnteza – indicados.
Cada toque do canoísta, embarcação ou remo em qualquer uma das balizas acrescenta dois segundos ao seu tempo. A não passagem pela porta implica em 50 segundos. Aquele que fizer o menor tempo – descida mais penalidades de duas descidas sucessivas – é o vencedor.
Atualmente, os grandes nomes da canoagem slalom (categoria K1) são Gustavo Selbach (campeão brasileiro por 15 vezes) e Ênio Winkler (campeão brasileiro em 2004).
As classes de embarcação são padronizadas pelas regras da Federação Internacional de Canoagem, sendo:
K-1 – Caiaque para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 metros, largura mínima de 60 cm e o peso mínimo de 9 kg. Para ser um evento oficial reconhecido pela Federação Internacional de Canoagem somente os homens podem competir em Canoas (C1 e C2).
C-1 – Canoa para uma pessoa. Tem o comprimento mínimo de 4 metros, largura mínima de 70 cm e o peso mínimo de 10 kg. Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta se apóia no assoalho da canoa com um joelho e usa remo de uma só pá.
C-2 – Canoa para duas pessoas. Tem o comprimento mínimo de 4,58 metros, largura mínima de 80 cm e o peso mínimo de 15 kg.
Nos caiaques, rema-se sentado com um remo de duas pás. Na canoa, o canoísta se apóia no assoalho da canoa com os dois joelhos e usa remo de uma só pá.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: março 10, 2005