Foto: Pixabay

Filme Extremo Sul vai a festival

Redação Webventure/ Expedições, Montanhismo

Os alpinistas: Nelson  Nativo  Tato  Walter e Júlio. (foto: Divulgação)
Os alpinistas: Nelson Nativo Tato Walter e Júlio. (foto: Divulgação)

Dirigido e produzido por Monica Schmiedt, o filme Extremo Sul ganhou uma ótima notícia nos últimos dias. O documentário foi selecionado para o É Tudo Verdade – 10º Festival Internacional de Documentários. Esse é o principal evento brasileiro de média e longa-metragem dedicado exclusivamente à produção não-ficcional na América Latina.

Na edição deste ano do É Tudo Verdade foram mais de 600 títulos inscritos e o Extremo Sul acabou como um dos oito escolhidos. As exibições estão previstas para acontecer em São Paulo e Rio de Janeiro, de 29 de março a 10 de abril.

Será a primeira apresentação pública do filme em território brasileiro. Desde que foi finalizado, ele foi exibido apenas no Festival Internacional de Documentários de Amsterdã, e posteriormente no Mercado Europeu de Filmes em Berlim.

No É Tudo Verdade Extremo Sul concorre aos prêmios de melhor documentário brasileiro e prêmio especial do júri.

O filme – Em 92 minutos, o longa-metragem acompanha de perto as reações de cinco alpinistas que em março de 2003 montaram um acampamento no extremo sul da Terra do Fogo, num dos lugares mais inusitados e inóspitos do planeta. Enfrentando chuva constante, frio, neve e ventos fortes, o objetivo era escalar o Monte Sarmiento, montanha esquecida, pouco explorada e célebre por sua beleza e perigo.

Diante da esfinge gelada do Sarmiento, nem todo preparo e planejamento impediu que viessem à tona os sentimentos mais secretos de cada integrante do grupo. Mesmo com o clima favorável, a meta de alcançar o cume foi colocada em risco.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: março 11, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure