Direto de Portimão, em Portugal – Chega um momento na vida de todo jovem brasileiro em que, ele ou ela, passa por um teste maior ainda do que o da puberdade: o vestibular. Diversas pesquisas mostram que 98% dos pré-universitários têm medo ou ansiedade de não serem aprovados no vestibular. Um número alto, que impressiona, e faz com que muitos desistam até mesmo de tentar.
O Team ABN Amro vem se preparando para a Volvo Ocean Race, a maior, mais veloz e mais tradicional regata de volta ao mundo, em veleiros monocasco tripulados, e resolveu que em um dos seus 2 barcos a tripulação seria de jovens velejadores.
Começou então um projeto de oportunidade e seleção para encontrar 2 brasileiros, 2 americanos, 2 holandeses e 2 jovens do resto do mundo para embarcar na aventura. Oito premiados para completar uma tripulação de 10 que de novembro de 2005 a junho de 2006 vão fazer o Young Team que vai percorrer quase 50 mil quilômetros nas mais diferentes e difíceis condições de mar e tempo.
Números ameaçadores – Tal qual um vestibular, então, a seleção do Team ABN Amro, aqui no Brasil, partiu de um total de 156 inscritos para passarem pelo funil que vai selecionar os 2 finais. Na primeira etapa, baseada nos currículos, foram selecionados 19.
Esses, durante dois dias, passaram por testes práticos em terra e no mar, até que 5 fossem escolhidos. Agora os 5 partem para uma avaliação final em Portimão, Portugal, sede do Team ABN Amro da VOR (Volvo Ocean Race) . Do dia 13 ao dia 28 de março vão ser novamente vestibulados até que sejam conhecidos os 2 sortudos.
Mas ao contrário dos vestibulares onde apenas os que conseguem vaga seguem, no Team ABN Amro é bem diferente. Os 19 escolhidos para os testes no Rio de Janeiro, menos é claro os 2 que vão fazer a regata, vão de alguma maneira fazer parte da equipe também.
Estarão em constante atividade participando dos eventos que o ABN Amro selecionou (regatas, salões náuticos e clínicas) para dar ainda mais cobertura e visão para a Volvo Ocean Race.
E os primeiros resultados dessa política já mostraram que o Tem ABN Amro está no caminho certo. Competindo pela primeira vez juntos os selecionáveis ABN Amro ficaram em 3ºlugar na última regata de Caras realizada 15 dias atrás em Angra dos Reis.
Sem dúvida uma situação que deixa um pouco menor a ansiedade e a expectativa dos 5 mosqueteiros que embarcam para Portugal
Este texto foi escrito por: *Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro
Last modified: março 15, 2005