Foto: Pixabay

Barco ABN Amro faz a sua primeira travessia transatlântica

Redação Webventure/ Vela

Travessia Transatlântica (foto: Team ABN Amro)
Travessia Transatlântica (foto: Team ABN Amro)

Direto de Portimão, em Portugal – O barco ABN Amro 2, aquele que na Volvo Ocean Race terá os brasileiros André Mirsky e Lucas Brun entre os tripulantes, partiu na semana passada em direção aos EUA, iniciando a sua primeira travessia transatlântica. O skipper neozelandês Mike Sanderson disse que agora está dado o início da fase 2 de desenvolvimento do barco.

O objetivo maior da viagem é “garantir mais horas de vôo off-shore” e “o Atlântico Norte é a comparação mais próxima que temos com os Mares do Sul”, disse o experiente comandante.

Sanderson continuou afirmando: “queremos testar o barco em condições extremas. Quando voltarmos, teremos mais 70 mil milhas aproximadamente 13 mil quilômetros) no nosso odômetro” A duração da viagem de ida e volta até os Estados Unidos está estimada em três semanas e a permanência em terra norte-americana será de duas semanas. “Vão ser cinco semanas muito bem aproveitadas” .

O barco vai ficar baseado em Newport no Estado de Rhode Island antes de seguir para Nova Iorque no dia 22 de abril onde permanecerá alguns dias. Nas docas de Manhattan, Mike Sanderson ficará monitorando as condições de vento para a viagem de retorno a Portimão.

Teste ao mar – “Esperamos condições moderadas de vento na viagem de ida”, explicou. Para a viagem de volta, ele tem uma grande expectativa de que ventos fortes do Atlântico Norte vão ser um teste perfeito para o ABN Amro 2.

O barco voltou recentemente à água depois de passar por uma revisão
programada depois de todas as milhas que tinha percorrido. Foram 2 meses de velejadas intensas, incluindo a viagem de 3 mil milhas (4.880 quilômetros) de ida e volta para Roterdã, na Holanda. Assim que voltou para Portimão, disse que de lá já tinha planejado desmontar o barco.

A tripulação está preparada e confiante para essa primeira travessia e a Equipe de Terra trabalhou duro para aprontar o ABN Amro 2. “Temos uma série de idéias espetaculares, esperamos que apareçam as condições certas delas serem testadas”.

Este texto foi escrito por: Carlos Lua, correspondente do Team ABN Amro

Last modified: abril 4, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure