Proibição na USP começa no próximo dia 25 (foto: Tico Utiyama/ Arquivo Webventure)
A partir do dia 25 de abril os ciclistas que não são alunos, funcionários ou professores da Universidade de São Paulo (USP) não poderão mais pedalar no local. Esta é uma decisão do Conselho do Campus da Capital, que alega como causa da medida o constante desentendimento entre ciclistas, pedestres e motoristas no campus.
Sendo assim, a USP só poderá ser usada para o treinamento de ciclistas aos sábados, entre 5h e 14h. De segunda a sexta-feira a prática fica proibida. No último dia 8 a Prefeitura afixou faixas em diferentes pontos da Cidade Universitária informando sobre a regulamentação.
Segundo o professor Ruy Laurenti, ouvidor geral da USP, as ocorrências de desentendimentos registradas pela Guarda Universitária variam de uma a três vezes por semana.
De acordo com ele, um dos piores incidentes aconteceu no dia 23 de março, no estacionamento próximo ao prédio da Reitoria. “Vários ciclistas estavam urinando na via pública e, quando recriminados por um funcionário, responderam agressivamente, fazendo gestos obscenos para as funcionárias que estavam próximas ao local”.
O ouvidor ainda disse que a maioria das ameaças feitas pelos ciclistas são verbais, mas que se não fosse tomada alguma providência, haveria risco de incidentes graves. “Como eles passam em bandos, muitas vezes tomam a rua e os carros e ônibus são obrigados a parar. A coisa foi piorando com o tempo e hoje eles se sentem donos do campus. Recebo muitos relatos de motoristas que foram xingados e intimidados por atitudes agressivas e irresponsáveis, explicou Laurenti.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: abril 14, 2005