Foto: Pixabay

Diário da Expedição Everest sem Oxigênio – a formação do Everest

Redação Webventure/ Montanhismo

Vitor Negrete no acampamento um do Everest (foto: Guilherme Setani)
Vitor Negrete no acampamento um do Everest (foto: Guilherme Setani)

O montanhista e colunista do Webventure Vitor Negrete conta direto do Everest como aconteceu a formação da cordilheira do Himalaia

Direto do Acampamento Base Avançado do Everest – Parece incrível que o cume do Everest já esteve no fundo do mar e que até hoje podemos encontrar fósseis de animais marinhos. Por volta de 100 milhões de anos atrás toda a região esteve abaixo do Mar de Tethys. A Cordilheira do Himalaia, que tem as maiores montanhas do planeta, foi formada pelo choque de imensas placas continentais.

O que conhecemos hoje como a Índia se separou do protocontinente chamado de Gondwanaland e colidiu com o protocontinente Laurásia. O choque das duas massas continentais forçou a placa indiana por baixo da placa da Laurásia provocando a elevação de imensas quantidades de rocha e solo formando assim a cordilheira Himalaia e outras cadeias montanhosas.

A placa da Índia continua se deslocando para baixo da Laurásia e devido a este movimento o Everest segue crescendo alguns centímetros todos os anos.

Este texto foi escrito por: Vitor Negrete, da Try On Expedition 2 no Everest

Last modified: maio 16, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure