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Bagageiros: quando e como usar

Redação Webventure/ Offroad

Bagageiro possibilita maior conforto nas viagens  mas tem que ser usado corretamente (foto: Técnica 4x4)
Bagageiro possibilita maior conforto nas viagens mas tem que ser usado corretamente (foto: Técnica 4×4)

O bagageiro é o espaço adicional que muitos viajantes e aventureiros gostam de instalar no veículo, seja porque o carro fica com “cara de aventura”, ou porque precisam mesmo de um lugar a mais para carregar as bagagens. O mercado tem modelos que procuram seguir as especificações dos fabricantes de veículos, estando preparados para carregar o peso limite que o teto da carroceria pode suportar. Mas sempre que surge uma expedição mais prolongada, o bagageiro é usado para armazenar pesos muitas vezes superiores ao limite projetado.

Antes de instalar o equipamento você deve se perguntar qual é o peso máximo que pretende carregar. Normalmente os tetos e suas calhas suportam em torno de 50 à 60 quilos, e o bagageiro deve ter uma estrutura que não ocupe este peso sozinho, sob pena de não poder colocar qualquer coisa em cima deles depois de montado, afinal, o limite de peso já foi atingido!

Em uma expedição que fiz com uma Toyota Bandeirantes, os pontos de fixação do bagageiro forçaram a calha do teto que rachou devido ao peso e à vibração constante em 14.000km de viagem. Não tive escrúpulos com a quantidade de peso a ser levada e paguei o preço. O manual de seu 4×4 deve conter o peso máximo que pode ser levado no teto. O Land Rover Defender tem no manual o peso máximo de 75 Kg para rodovia e 30 Kg para trilhas.

Vai bater? – Outra questão é: a sua garagem é alta o suficiente para receber o veículo com o bagageiro? Isto pode ser um problema na hora de parar, pois muitos estacionamentos são baixos demais para um veículo alto e ainda por cima com um bagageiro.

O comportamento do carro também muda após a colocação do bagageiro, o centro de gravidade se desloca um pouco e você sentirá isto na primeira volta que der com o veículo. Após colocar peso então, ele ficará ainda mais instável, é preciso se acostumar com o novo comportamento e tomar cuidado com curvas fechadas em alta velocidade e trechos inclinados em trilhas.

A colocação de faróis auxiliares assim como antenas de rádio-comunicação, neste acessório, exige a instalação de um cabo que interligue a carcaça do bagageiro com a carcaça do veículo, desta forma se garante o “terra” para faróis e antenas. Mas lembre-se de que estes componentes ficam em posição perigosa em trilhas fechadas, aonde galhos e troncos podem arrancar tudo.

Sempre coloque no bagageiro os ítens de menor peso e que ocupam espaço dentro do carro. Não esqueça de prender os equipamentos e bagagem com cadeados caso precise se afastar do carro durante o dia, ou em pernoites em cidades e lugarejos afastados.

Este texto foi escrito por: João Roberto Gaiotto, especial para o Webventure

Last modified: maio 25, 2005

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