Foto: Pixabay

Peterhansel amplia vantagem no Marrocos

Redação Webventure/ Offroad

Após o final do terceiro dia no Rali do Marrocos, segunda etapa do Mundial FIA de Cross-Country, o francês Stephane Peterhansel (Repsol-Mitsubishi) colocou 14 minutos de vantagem sobre seu principal adversário na prova, o compatriota Bruno Saby (Volkswagen) que teve um dia marcado por quatro pneus furados. Peterhansel e seu navegador Jean-Paul Cottret podem agora tentar administrar a vantagem até a última etapa do rali neste domingo.

Os competidores percorreram duas especiais na etapa desta sexta. A primeira com 99 quilômetros com largada e chegada em Laayoune, junto a costa do Oceano Atlântico. A especial foi um laço em meio as dunas que cercam a região sul de Laayoune. O segundo trecho cronometrado do dia foi de 224 quilômetros largando no povoado de Foum el Oued. Um trecho alternado de dunas, praias e pistas muito rápidas na depressão de Sebkha Tah (55 metros abaixo do nível do mar) antes da chegada em Oued Chebika, acampamento que os competidores já haviam conhecido na noite passada.

Problemas com o GPS fornecido pela organização da prova para localização dos PCs foi comum a todos os pilotos o que só tornou ainda mais difícil a navegação nas dunas.

“O primeiro estágio foi curto mas bastante cansativo”, explicou Peterhansel na chegada. “As dunas até não eram muito difíceis de se atravessar, mas eu larguei em segundo no estágio e tive que partir para o ataque. Não foi nada fácil navegar e paramos várias vezes procurando o melhor caminho. Passamos por uns 30 quilômetros de erva de camelo, mas tivemos sorte de achar um bom caminho. Mas após dois pneus furados nos voltamos a andar atrás de nossos rivais, então amanhã vamos ter que andar acelerado de novo”.

A dupla francesa da Volkswagen só tinha do que se lamentar na chegada em Oued Chebika, Bruno Saby e seu navegador Michel Périn tiveram que parar quatro vezes para trocar pneus de seu Touareg. “Foi um dia difícil para se esquecer”, lamentou Saby. “Paramos duas vezes no primeiro estágio e duas vezes no segundo para trocar pneus furados. Michel fez um trabalho fantástico de navegação nas dunas e o carro andou muito bem. Tirando os pneus furados nós fizemos hoje uma corrida de velocidade”, desabafou.

A alemã Jutta Kleinschmidt (Volkswagen), companheira de equipe de Saby também teve um dia duro com três pneus furados o que levantou suspeitas sobre todo o jogo de pneus utilizado pela equipe Touareg. O chefe da equipe Volkswagen descartou a possibilidade de problemas técnicos nos pneus usados pelo Touareg como explicação para o drama vivido por seus pilotos na etapa de hoje. “Não há possibilidade de haver problemas com nossos pneus BF Goodrich que são os mesmos usados por nossos rivais. Nos vamos analisar o que aconteceu com os pneus para ver o que se pode melhorar para amanhã”, comentou.

Confira a classificação geral:

1. Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret, Mitsubishi Pajero Evolution, 3:11.52 hrs. (1.), 9:15.08 hrs.
2. Bruno Saby/Michel Périn, Volkswagen Race-Touareg, 3:24.02 hrs. (3.) + 14.00 min.
3. Giniel de Villiers/Tina Thörner, Volkswagen Race-Touareg, 3:18.25 hrs. (2.) + 17.48 min.
4. Jutta Kleinschmidt/Fabrizia Pons, Volkswagen Race-Touareg, 3:28.45 hrs. (4.) + 28.33 min.
5. Jean-Louis Schlesser/François Borsotto, Schlesser Ford, 3:30.56 hrs. (5.) + 31.57 min.
6. Nani Roma/Henri Magne, Mitsubishi Pajero Evolution, 3:41.46 hrs. (6.) + 42.43 min.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: maio 27, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure