Gráfico das participações no Censo até agora por estado. SP e RJ têm mais participações (foto: Divulgação)
Com vinte dias de duração, o Censo 2005 de Escalada e Montanhismo já conseguiu reunir respostas de cerca de 700 pessoas. A pesquisa foi lançada pela Dominium Montanhismo em conjunto com entidades do esporte, praticantes, lojas, marcas e a imprensa especializada. Conta também com o apoio do Webventure e não tem fins lucrativos.
A pesquisa visa conhecer os hábitos e preferências dos praticantes no Brasil. Entre os objetivos do Censo estão as análises quantitativas e qualitativas da situação atual do esporte e suas modalidades, além de apontar o crescimento das atividades separado por estados.
Por enquanto a região Sudeste domina a pesquisa. Só os estados de São Paulo e Rio de Janeiro são responsáveis por quase 50% das respostas. A região Norte foi a que menos contribuiu com o Censo até agora, alguns estados nem chegaram a ter representação, como o Maranhão e o Acre. Os homens também são maioria esmagadora nas respostas. Segundo dados divulgados nesta segunda-feira (30/05), 82,04% dos participantes do Censo são do sexo masculino. As mulheres constam com apenas 125 participações.
Para o futuro, a organização do Censo visa prestar serviço ao esporte no sentido de fornecer dados para melhorias dos pontos fracos de cada região citada e viabilizar o cadastro de praticantes para empresas e entidades. Ao responder o questionário, o montanhista concorre a kits com materiais esportivos e assinaturas de revistas especializadas.
Acesse aqui a pesquisa e participe do Censo 2005 de Praticantes de Escalada e Montanhismo!.
Este texto foi escrito por: Redação Webventure
Last modified: maio 30, 2005