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Brasil 1 fica dentro do peso e ganha potência

Redação Webventure/ Vela

O Brasil 1 já pintado  no estaleiro de Indaiatuba (foto: Horácio Carabelli)
O Brasil 1 já pintado no estaleiro de Indaiatuba (foto: Horácio Carabelli)

O veleiro Brasil 1 está dentro das previsões de peso estipuladas por seus projetistas. Já em fase final de construção, o barco foi pesado nesta semana junto com todas as peças que ainda não foram instaladas.

O peso do barco é fundamental para o desempenho, dizem os construtores. “Peso é um dos aspectos mais importantes da construção de um barco de competição como o Brasil 1. Quanto mais leve for a estrutura, mais peso poderemos colocar no bulbo da quilha. O Brasil 1 pode ficar mais rápido se fizermos um bulbo mais pesado”, disse o diretor do projeto, Alan Adler.

O bulbo da quilha é a peça responsável pelo contrapeso do barco, fica submerso e garante a estabilidade da navegação. “Conseguimos incrementar o peso do bulbo em 3,2%, com ele mais pesado poderemos ter maior potência das velas, ganhando velocidade final”, explicou o diretor técnico do Brasil 1 Horácio Carabelli.

A equipe de construção não mediu esforços para diminuir o peso do barco. Todas as peças que poderiam ser trocadas por exemplares de fibra de carbono foram substituídas e o interior do veleiro não será pintado. Na semana passada, o casco do Brasil 1 recebeu as cores que irão representar o país na maior regata do mundo, a Volvo Ocean Race, que começa no início de novembro, na Espanha.

O barco irá partir para o Rio de Janeiro no dia 9 de junho, para receber o mastro e a quilha, além de ser batizado, dia 21.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 1, 2005

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