Trio com uniforme da delegação antes do embarque. (foto: Jussara Nery)
O Brasil terá três representantes na Copa do Mundo de Escalada, um dos eventos mais importantes da modalidade em 2005. André Berezoski, César Grosso e Janine Cardoso já embarcaram para Munique, na Alemanha, onde irão disputar a competição defendendo as cores nacionais.
Além de reunir os principais atletas do planeta, a Copa do Mundo, que acontece entre 1 e 5 de julho, será observada por representantes do Comitê Olímpico Internacional. Será a chance de a escalada se apresentar aos responsáveis pela escolha dos esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos.
Segundo Silvério Nery, presidente da Confederação Brasileiro de Montanhismo e Escalada (Cbme), a expectativa pela realização desse evento é imensa. Deveremos ter muitos atletas, dos países mais variados, porque é interesse dos organizadores contar com o maior número de representantes possíveis, explica.
Para participar da Copa do Mundo, os três representantes brasileiros tiveram de gastar o próprio dinheiro. Eles contarão apenas com um uniforme cedido pela Cbme. As passagens aéreas e hospedagens terão de ser custeadas pelos atletas, que seguem em busca de patrocínio.
André Berezoski é o atual campeão brasileiro e paulista, assim como Janine Cardoso. Já César Gross conquistou o título nacional em 2004. Estamos muito contentes com a ida deles para o Mundial. Isso fortalece a escalada esportiva brasileira. Agora torceremos muito pelo sucesso deles, afirma Silvério.
Este texto foi escrito por: Jorge Nicola
Last modified: junho 23, 2005