Campeonato será em Rio Claro (foto: Gabriela Slavec)
Um dos favoritos à disputa do título brasileiro de melhor piloto de balão é o paulistano Sacha Haim, de 30 anos, que vai participar do XVIII Campeonato Brasileiro de balonismo, a ser realizado entre 27 de junho a 3 de julho em Rio Claro (SP). Sacha lidera o ranking nacional, com 36 pontos, e é o atual campeão brasileiro. Com uma boa colocação na competição o piloto será um dos três brasileiros que vão representar o país no Mundial – o critério para a definição dos representantes do Brasil é a soma dos pontos obtidos nos dois últimos campeonatos brasileiros.
“Minha meta é a classificação para o Mundial do Japão. O fato de ser líder do ranking não me dá muito conforto, já que se eu não vencer, terei de contar com os resultados dos outros pilotos. A pressão será enorme”, diz o piloto.
Integrante da equipe Reebok de Balonismo, Sacha preparou-se para o torneio disputando alguns festivais e diz estar pronto para o desafio. “Eu venci o Festival de Torres, no Rio Grande do Sul, que foi disputado por alguns pilotos de renome. Foi um ótimo teste já que vários deles vão estar no brasileiro. Em Rio Claro o clima e a geografia são bastante favoráveis para a disputa”, conclui.
Disputa – O ranking brasileiro é atualizado com a soma dos dois últimos Campeonatos Brasileiros. Dessa maneira as posições são as seguintes: Sacha Haim tem 36 pontos; Rubens Kalousdian, 36; Bruno Schwartz, 26; Rui Kalousdian soma 12; e Luis Henrique Silvestre, 10 pontos.
Cada balão tem 22 metros de altura e 19 metros de diâmetro. O balão Ultragaz, maior balão da América Latina, medindo 27m de altura, é uma atração à parte. Ele tem capacidade para transportar 14 pessoas e pode atingir 16 mil metros de altitude – nas provas os balões voam entre 150 e 500 metros de altura, no máximo.
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 26, 2005