O litoral da Terra Nova no Canadá (foto: Maristela Colucci)
A dupla Beto Pandiani e Felipe Whitaker a bordo do Hobbie Cat Satélite III avança pelo Canadá após superar avarias no casco por causa de uma colisão com pedras. Segundo o diário de bordo de Pandiani, a expedição está em Lourdes, na Terra Nova.
As condições de clima e vento desfavoráveis continuam atrapalhando o progresso da dupla. A forte neblina encontrada próxima à fronteira com os Estados Unidos diminuiu, mas os ventos fracos soprando na direção contrária ainda são um contratempo.
A região é formada por praias de pedra, o que dificulta a aproximação do Hobbie Cat. Uma delas atingiu uma das bolinas do barco, que teve de ser reparado. Por sorte estávamos perto de Baddeck, uma cidade dentro do Lago Bras dOr, onde havia estrutura para o delicado reparo, relatou a fotógrafa Maristela Colucci, que acompanha a expedição. O acidente causou um atraso de mais um dia na expedição.
No último dia 26, a equipe também foi impedida de continuar por causa das pedras, na saída de Lourdes. Depois de vinte minutos velejando percebi que não seria sensato desgastar o barco para andar no máximo 38 milhas, disse Pandiani em seu diário de bordo. A expedição voltou para a cidade e aguarda melhora no vento.
A temperatura caiu bastante à noite por causa do vento de nordeste, o mais frio de todos. Estamos em um lugar onde as pessoas vivem no limite, pois aqui a força da natureza é sentida a todo momento, concluiu o velejador. A viagem termina na Groenlândia e nos próximos dias a dupla deixará de ter o apoio de um motorhome por terra, quando o Satélite III irá para o alto mar e a dupla terá que dormir no barco
Este texto foi escrito por: Webventure
Last modified: junho 28, 2005