Foto: Pixabay

Amigos preparam expedição na Mantiqueira

Redação Webventure/ Expedições, Montanhismo

Paulo (esq) e Renato (dir) na travessia da Serra Fina (foto: Arquivo pessoal)
Paulo (esq) e Renato (dir) na travessia da Serra Fina (foto: Arquivo pessoal)

No mês de julho, a Serra Mantiqueira terá a companhia de mais três montanhistas que farão a travessia dos quatro maciços da região: Serra do Papagaio, Itatiaia, Serra Fina e Itaguaré-Marins. Famosos pela dificuldade e pela altitude – a Pedra da Mina, na Serra Fina, é ponto culminante da região Sudeste – a travessia dessas serras é um sonho real para muitos esportistas de aventura e natureza.

Para mostrar que isso é possível, os montanhistas Renato Marques, Paul François e Antônio Calvo farão a expedição “Mantiqueira, Terras Altas do Sudeste Brasileiro”, que tem como objetivo, além de caminhar e escalar, divulgar um dos mais longos circuitos de travessia de serras da região sudeste do país.

Serão aproximadamente 200 quilômetros de aventura em 20 dias de caminhada contínua, em busca de informações sobre trilhas já existentes e locais para acampamentos e pontos de abastecimento. No caminho, os montanhistas terão apenas três pontos de reabastecimento.

No roteiro, estão os pontos mais altos da Mantiqueira, como o Pico do Papagaio/MG (2.293m), na serra de mesmo nome; Pico das Agulhas Negras/RJ (2.792m) e Prateleiras/RJ (2.548m)em Itatiaia; Pico dos Três Estados/SP-MG-RJ (2.665m) e Pedra da Mina/SP (2.798m) na Serra Fina; e Pico do Itaguaré/MG (2.308m) e Pico dos Marins/SP (2.421m), na última travessia, de Itaguaré a Marins.

Os integrantes da expedição publicarão no Webventure ao final todas as informações colhidas, que permitirão futuras montagens da logística, como mapas da região, localização das trilhas, locais para acampamento e dicas para aqueles que um dia planejam fazer o percurso.

Paul François Colas Rosas, 23 anos
Estudante de Biologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Montanhista e escalador. Participante de campeonados de trekking, fast triathlon e fast duathlon. Ministrante de Cursos de Sobrevivência na Selva e Técnicas Mateiras. Desenvolveu trabalhos de escalada em agência de ecoturismo.

Antônio Calvo Neto, 23 anos
Estudante do curso de Ecologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP). Montanhista e escalador, desenvolve trabalhos com corridas de aventuras no Adventure Camp. Formado como instrutor pela Outward Bound Canadá em educação ao ar livre. Formado em Fotografia pela Escola Panamericana de Artes. Curso de resgate em montanha e primeiros socorros ministrados pelo COSMO (Corpo de Socorro em Montanha).

Renato Matos Marques, 27 anos
Profissional autônomo formado em Biologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Mestre em Ecologia pela ESALQ/USP. Montanhista e escalador, participante de provas de Trekking, praticante de triatlhon, duatlhon e cicloturismo. Cursos de orientação, uso de GPS, primeiros socorros e resgate em selva. Praticante de fotografia amadora

A expedição Mantiqueira, Terras Altas do Sudeste Brasileiro tem o apoio de Adventure Camp, Solo, Pé na Trilha, Hotel São Gotardo e Webventure.

Este texto foi escrito por: Webventure

Last modified: junho 30, 2005

[fbcomments]
Redação Webventure
Redação Webventure